TOP 50 de discos de 2003 – # 41-50

#41. Pete Yorn
(Day I Forgot)

Após uma estréia bem sucedida (Music for the Morning After), Pete Yorn volta com Day I Forgot. Em seu segundo disco, canta como Eddie Vedder (“Burrito” / “Carlos”) trazendo excelentes arranjos acústicos (“Man in Uniform” / “Crystal Village”). “Turn of the Century” é tão agradável que me remete as sonoridades trabalhadas por Aimee Mann e Jon Brion.

Dica de download: “Crystal Village”

# 42. The Wrens
(The Meadowlands)

Dica de download: “This Boy is Exhausted”

#43. Longwave
(The Strangest Things)

O segundo disco deste grupo de Nova Iorque traz sonoridades de U2 (“Wake Me When It´s Over”) e Radiohead, da fase The Bends, com a faixa “Meet me at the Bottom”. Imagine uma espécie de Julian Casablancas (The Strokes) com os estilos citados. Assim temos: The Strangest Things.

Dica de download: “Everywhere You Turn”

#44. Ryan Adams
(Rock n´ Roll)

Dica de download: “This Is It”

#45. Eletric Six
(Fire)

Quinteto de Detroit abusa do rock, punk, new wave, disco music e tudo o que tiver pela frente. Fire conta com a participação de ninguém mais, ninguém menos do que Jack White (“Danger! High Voltage”) o que ajudou a promover o álbum. Outro destaque é a faixa “Gay Bar” em que o vocalista repete várias vezes “I wanna take you to a gay bar” e virou hit na época do lançamento.

Dica de download: “Danger High Voltage”

#46. Bee and Flower
(What´s Mine is Yours)

Dica de download: “Something Good”

#47. Madonna
(American Life)

Décimo álbum de estúdio da cantora no qual critica a sociedade norte-americana. “Hollywood” apresenta o mundinho fútil da fama e possui mais atitude do que o primeiro single (“American Life”, a mais fraca do disco). “I m So Stupid” começa com uma guitarra, mas logo surpreende na batida certeira e vocais distorcidos. Já a marchina “Love Profusion” abusa dos elementos acústicos e eletrônicos.

Dica de download: “X-Static Process”

#48. UNKLE
(Never Neverland)

Dica de download: “In a State”

#49. Alexandra Slate
(Edge of the Girl)

Alexandra Slate começou sua carreira como cantora de folk-pop fazendo apresentações em pequenos bares em Toronto (Canadá). O primeiro single “Bad Girl” com voz, letra, estilo e atitude de Fiona Apple é um dos destaques de sua estréia. “Can´t Hold the World” apresenta um pouco de Gwen Stefani com Avril Lavigne (?!). É o tipo de rockeira/pop que poderia muito bem emplacar na grade da MTV Brasil.

Dica de download: “No Vacancy”

#50. British Sea Power
(The Decline of British Sea Power)

Dica de download: “Apologies to Insect Life”