TOP 50 de discos de 2003 – # 31-40

#31. Nelly Furtado
(Folklore)

O primeiro single, “Powerless” (Say What You Want), prova o quanto “multi-cultural” (mais uma vez) seu trabalho é. As participações especiais do Kronos Quartet (“One-Trick Pony”) proporciona uma riqueza sonora, assim como Bela Fleck (banjo) em “Força” – sim, em alguns momentos cantanda em português, como acontece também no hip hop de “Fresh Off the Boat”.

Dica de download: “Build You Up”

#32. Death for Cutie
(Transatlanticism)

Dica de download: “Title and Registration”

#33. Lisa Germano
(Lullaby for the Liquid Pig)

As canções de Lullaby for the Liquid Pig são obscuras e introspectivas, assim como suas melodias. “Candy” remete tema de parque de diversão abandonado, enquanto “Nobody´s Playing” é conduzida por acordes sutis de piano mais a voz de Germano. “Making Promises”, a última faixa, é a que mais tenta fugir de toda a linearidade climática que o trabalho proporciona.

Dica de download: “Pearls”

#34. Kelis
(Tasty)

Dica de download: “Milkshake”

#35. The Dining Rooms
(Tre)

Terceiro trabalho deste grupo italiano que une jazz (“La Citta Nuda”), soul, hip hop, house, trip hop e ritmos africanos (“You”). O single “Tunnel” tem um piano que fica tocando as mesmas notas, mas acaba se destacando por sua percussão e os vocais de Sean Martin – há quem lembre de Massive Attack aqui.

Dica de download: “Tunnel”

#36. Kathleen Edwards
(Failer)

Dica de download: “Mercury”

#37. Peaches
(Fatherfucker)

O segundo disco, da canadense que não tem papas na língua, traz um repertório rock, funk, hip hop e com letras que falam direto (ou não) sobre sexo. Além das letras engraçadíssimas (como “Shake Yer Dix”), Peaches conta com a participação de Iggy Pop (“Kick It”), enquanto que “I Don´t Give a…” traz o sample de “Bad Reputation” de Joan Jett.

Dica de download: “I´m the Kinda”

#38. The Strokes
(Room on Fire)

Dica de download: “Under Control”

#39. Lloyd Cole
(Music in a Foreign Language)

“I hear they have the good drugs in Brazil…” canta na faixa “Brazil” com uma batida de bossa nova e um violão acústico. Um trabalho de belos arranjos, orquestrações que nunca soam exageradas e geralmente acompanhadas de um piano discreto tocado pelo próprio cantor.

Dica de download: “My Other Life”

#40. Broadcast
(Ha Ha Sound)

Dica de download: “Minim”