TOP 50 de discos de 2003 – # 21-30

#21. Lucinda Williams
(World Without Tears)

Atualmente, Lucinda Williams é uma das mais respeitadas cantoras country/folk por sua música. Quanto as canções de World Without Tears, “Fruits of My Labor” tem um clima de bar em uma faixa de cortar o coração, “Righteously” sobre o fato de ser desrepeitada e “Those Three Days” abandonada por um amor. É estranho dizer, mas Lucinda faz a dor parecer sensual.

Dica de download: “Sweet Side”

#22. Liz Phair
(Liz Phair)

Dica de download: “Why Can´t I?”

#23. Skin
(Fleshwounds)

A voz de Skin mais as melodias vigorosas, do Skunk Anansie, proporcionaram reconhecimento ao grupo. Em Fleshwounds, primeiro disco solo da cantora, o som é menos pesado do que as canções que estava habituada. No entanto, seu trabalho é admirável do início ao fim. O primeiro single “Faithfulness” é a prova do seu talento, assim como as baladas “Down Let Me Down” e “I´ll Try”.

Dica de download: “Trashed”

#24. Cat Power
(You Are Free)

Dica de download: “Good Woman”

#25. Manitoba
(Up in Flames)

Mais um daqueles casos de “banda de um homem só”. Em se tratando do Manitoba: Dan Snaith. Trabalha com os mais variados estilos de forma cuidadosa. Algumas melodias exploram mais um lado do jazz, rock e outras ganham texturas psicodélicas (“Hendrix With KO”). Uma espécie de Flaming Lips + Aphex Twin.

Dica de download: “Skunks”

#26. Turin Brakes
(Ether Song)

Dica de download: “Falling Down”

#27. Jason Collett
(Motor Motel Love Songs)

Um belo álbum recheado de canções levadas ao estilo rock/folk/pop como já fica evidenciado na primeira faixa “Bitter Beauty”. Basicamente, todas as melodias são conduzidas por um violão, guitarras e percussão linear. Um trabalho com produção simples, mas de resultado grandioso.

Dica de download: “Litte Clown”

#28. Radiohead
(Hail to the Thief)

Dica de download: “A Wolf at the Door”

#29. John Mayer
(Heavier Things)

Com um Grammy nas mãos e vendas mais que esperadas (do seu Room for Squares), Mayer trocou de produtor e lançou Heavier Things. Deixou seu lado “unplugged” para trabalhar com melodias “plugadas”. O garoto possui talento e prova disso é que nunca precisou usar de seu físico para isso. “Bigger Than My Body” merecia alguns títulos de música do ano, mas parece ter sido esquecida.

Dica de download: “Only Heart”

#30. Blur
(Think Tank)

Dica de download: “Out of Time”