TOP 50 de discos de 2003 – # 01-10

# 01. Cerys Matthews
(Cockahoop)

Para quem pensava que o destino da ex-vocalista do Catatonia era incerto, Cockahoop veio para provar o talento da garota. Com o fim do grupo, pegou suas malas e foi para Nashville, interior dos Estados Unidos, para gravar o seu primeiro disco em carreira solo. Repleto de influências de folk e country music, a moça de voz marcante apresenta um trabalho diferente para aqueles que a conheceram de hits como: “Road Rage”, “Mulder and Scully” e “Strange Glue”.

Dica de download: “Only a Fool”, “Chardonnay” e “Ocean”

# 02. Outkast
(The Love Below / Speakerboxx)

O primeiro single que realmente fez sucesso do grupo foi “Ms. Jackson”, do disco Stankonia. Porém, é com Speakerboxxx / The Love Below (uma espécie de disco duplo – solo – de Big Boi e Andre 3000) que o grupo firma-se como um dos mais criativos da indústria fonográfica. Enquanto, Andre (The Love Below) trabalha com o rap / jazz / soul e canta sobre o amor, Big Boi brinca com o funk e o hip hop. Participações especiais é o que não faltam neste trabalho. Contam com os nomes de Ludacris, Kelis e, a ganhadora de vários Grammy, Norah Jones.

Dica de download: “GhettoMusick”, “The Rooster” e “Prototype”

# 03. Shelby Lynne
(Identity Crisis)

O novo disco da cantora, não poderia ter nome melhor. Após ter experimentado os mais diversos estilos (ou “personalidades”), Lynne retoma às origens de I am Shelby Lynne com um toque de Lucinda Williams. Identity Crisis passeia por melodias folk (“Telephone”), country rock (“Gotta be Better” e “10 Rocks”), blues (“Evil Man”) e jazz (“Buttons and Beaus”).

Dica de download: “Gotta Be Better”, “I´m Alive” e “Telephone”

# 04. Damien Rice
(O)

Ele é uma espécie de David Gray folk e mais centrado. A maioria das melodias são conduzidas por guitarras, violões e algumas orquestrações (“Amie”) aparecem no trabalho de Rice. Outro destaque é o belíssimo acompanhamento vocal de Lisa Hannigan em faixas como “I Remember” e “The Blower´s Daughter”. Uma das grandes revelações do ano.

Dica de download: “Cannonball”, “Delicate” e “The Blower´s Daughter”

# 05. The White Stripes
(Elephant)

Antes mesmo de terem recebido uma indicação de melhor disco do ano na última edição do Grammy, a dupla já vinha recebendo críticas positivas de vários especialistas. E não é a toa. Elephant consegue mesclar melodias pesadas com sonoridades que remetem o estilo blues (“In The Cold, Cold, Night” com Meg White nos vocais), punk (“Black Math”) e rock de garagem (“Girl, You Have No Faith In Medicine”). E tudo isso, dentro de um mesmo trabalho.

Dica de download: “Black Math”, “I Want To Be The Boy” e “The Hardest Button To Button”

# 06. Lisa Marie Presley
(To Whom It May Concern)

To Whom It May Concern é o disco de estréia de Lisa Marie Presley. Sim. A filha de Elvis, ex de Michael Jackson e Nicolas Cage, dá as caras no mundo da música. Mas, caso você sabe apenas isto sobre ela, é capaz de se surpreender com a voz e talento da moça. Recheado de melodias pop/rock, Lisa segue os passos do pai e tem um bom posto garantido na música, devido a forma que sua voz harmoniza com os arranjos produzidos.

Dica de download: “Sinkin´ In”, “Important” e “The Road Between”

# 07. Martina Topley-Bird
(Quixotic)

Mais conhecida por suas contribuições nos discos de Tricky, finalmente Martina Topley-Bird sai da sombra e lança o seu primeiro álbum solo. Quixotic apresenta melodias suaves (Lullaby), rock (“Need One”, contando com a participação de Josh Homme, do Queens of the Stone Age), acid jazz (“Soul Food”) e influências trip-hop. Comparando aos recentes discos de seu companheiro, o álbum de Martina não fica devendo nem um pouco.

Dica de download: “Need One”, “Anything” e “Too Tough to Die”

# 08. Carla Werner
(Departure)

Disco de estréia da garota que antes era conhecida apenas por suas contribuições (vocais) nos remixes de Paul Oakenfold. Enquanto não estava fazendo colaborações, gravava Departure. Werner possui uma voz doce e sensível. Nunca soa exagerada e encaixa-se perfeitamente nas melodias/canções introspectivas deste seu trabalho. Praticamente, uma versão feminina de Jeff Buckley.

Dica de download: “Love You Out”, “Wanderlust” e “Departure”

# 09. Yeah Yeah Yeahs
(Fever to Tell)

O trio do Yeah Yeah Yeahs tem um dos melhores discos de rock do ano. Consegue ser simples e magnífico ao mesmo tempo – e não apenas devido aos gemidos de Karen O. São melodias cruas, cheias de riffs sujos e batidas marcantes. Canções com menos de três minutos como “Tick”, “Pin” ou “Man” se destacam de forma extraordinária. E esse é apenas o início da trajetória do grupo.

Dica de download: “Black Tongue”, “Tick” e “Rich”

# 10. Damien Jurado
(Where Shall You Take Me)

Neste quinto álbum, Jurado relata experiências pessoais sobre sexo, amores obsessivos (“Abilene”) e violência. Tudo isso, conduzido entre o folk e o country. Rosie Thomas, que já havia colaborado nos disco anteriores do cantor, empresta mais uma vez sua bela voz em três faixas (“Omaha”, “Window” e “I Can’t Get Over You”).

Dica de download: “Omaha”, “Texas to Ohio” e “Intoxicated Hands”