TOP 15 Filmes de 2003

#01. O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

O Retorno do Rei (talvez, o melhor dos três filmes) fecha de forma intensa o projeto – arriscado – de Peter Jackson. Aqui, as batalhas são filmadas e produzidas digitalmente no maior cuidado; isso também pode ser dito em relação aos cenários, atuações e a fotografia. Após mais de três horas, a sensação é de que elas passam voando devido ao envolvimento do espectador, seja quando Aragorn é declarado herdeiro, Frodo se aproxima do vulcão de Mordor ou nas próprias cenas de batalha. Jackson prova que é possível fazer trilogias sem perder a qualidade em cada episódio, diferente dos irmãos Wachowski.

#02. Longe do Paraíso

Cathy Whitaker (Julianne Moore em belíssima atuação), uma dona de casa dos anos 50, serve de exemplo para a sociedade em que vive, fazendo de seu nome sinônimo de perfeição. O que poucos sabem é que por trás da vida cheia de alegria, sorrisos, um casamento bem sucedido e filhos adoráveis, há uma mulher infeliz. A impressão é que durante todo o longa, mesmo esbanjando uma felicidade que não existe, a personagem de Moore chora por dentro o tempo inteiro. Acho que nunca me senti tão mal numa sessão de cinema, como na deste filme.

#03. Embriagado de Amor

Adam Sandler acertou ao escolher o papel de Barry Egan. Ele é dono de seu próprio negócio e toda a sua vida foi subestimado pelas suas sete irmãs. Porém, seu modo de viver muda repentinamente quando descobre o amor através da personagem de Emily Watson. Embriagado de Amor, nada mais é que uma celebração ao tema, provando que ele tem poder de mudar as pessoas – e quem que não sabia disso? Talvez os que nunca amaram.

#04. O Homem Que Copiava

André (Lázaro Ramos) é um operador de fotocopiadora em uma papelaria da Capital gaúcha. Um dos seus passatempos, além de desenhar quadrinhos, é observar a vida de seus vizinhos. É assim, que acaba conhecendo Sílvia (Leandra Leal). Para se aproximar da garota, ele a segue até a loja de roupas onde essa trabalha e começa uma conversa com a falsa intenção de comprar um chambre (roupão) de presente para a sua mãe – o problema é que não tem dinheiro. É com a chegada de uma máquina de xerox colorida, na papelaria onde trabalha, que André encontra a solução: falsificar notas de 50 reais. Prova viva de que o cinema nacional (e gaúcho) ainda tem muita qualidade a apresentar.

#05. Procurando Nemo

Uma coisa que os estúdios da Pixar sabem fazer (e muito bem) são ótimas animações. E Procurando Nemo já é sério (e favorito) candidato ao Oscar na categoria. A aventura do peixe-palhaço-“pai” que após ter seu filho “sequestrado” por um mergulhador e decide percorrer o oceano atrás do pequeno na parceria da peixe (“esquecida”) Dory, é prova que a parceria Disney/Pixar cada vez mais oferece qualidade aos seus espectadores – grandes e pequenos.

#06. As Horas

Três histórias. Três mulheres. Três vidas. Todas têm em comum o romance de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway, em épocas distintas. Primeiro temos a própria escritora em processo de criação do livro. Em seguida, Laura Brown, uma dona de casa dos anos 50 que prepara uma festa para o seu marido, mas não consegue parar de ler o romance de Woolf. E Clarrisa Vaughn que é apelidada de Mrs. Dalloway pelo amigo e ex-namorado que está morrendo. Com um bom roteiro em mãos e um elenco de primeira, o resultado só poderia ser positivo.

#07. A Viagem de Chihiro

Uma mistura de mangá com Alice no País das Maravilhas. Chihiro é uma menina de dez anos que está mudando de cidade com os seus pais. Neste dia, acabam se perdendo no caminho e deparam-se em uma cidade abandonada. Os pais da garota procuram um lugar para comer, encontram comida de graça e fazem uma bela refeição enquanto a pequena explora o local. Na cidade encontra Haku, um garoto que diz para eles sairem do local imediatamente, porém quando ela encontra com os seus pais, ambos se transformaram em porcos e aí a aventura começa. Não é à toa que o filme chama a atenção. Tanto pela história (que é para adultos e crianças) quanto na sua bela animação.

#08. O Pianista

A música salva e a biografia do pianista Wladyslaw Szpilman (interpretado de forma intensa por Adrien Brody) é a história de um sobrevivente. O filme mostra as primeiras bombas que caíram em Varsórvia (quando esse ainda tocava em rádios locais), as restrições impostas pelos alemães aos judeus poloneses, a ida dos judeus para aos guetos, campos de concentração até o final da invasão alemã. Sempre dando enfoque as formas de sobrevivência encontradas por Wladyslaw, obrigado a se refugiar em velhos prédios abandonados da cidade até que a guerra chegasse ao seu fim.

#09. Dolls

O filme de Takeshi Kitano tem como tema central as histórias clássicas do teatro de bonecos japonês. Todas são sobre o amor e suas diferentes formas. A história central é a de um casal que vaga pelas ruas e jardins amarrados por uma corda. Depois temos um guarda de trânsito e seu amor de fã por uma cantora. E a de uma senhora que todos os dias vai a uma praça levar o almoço para um antigo amor que prometeu aparecer. Além das histórias, o filme tem uma das fotografias mais lindas vistas, recentemente, nos cinemas. Impossível não querer fazer um passeio entre as cerejeiras.

#10. As Confissões de Schmidt

Após a morte de sua esposa e o início de sua aposentadoria, Warren Schmidt (Jack Nicholson, em um dos primeiros filmes que trazem um tema relativo a idade do ator) parte numa viagem em seu trailer motorizado para o casamento de sua filha. A partir disso, tenta encontrar um sentido para a sua vida – e o mais importante: ocupar os seus dias. O filme ganha um tom de narrativa, a partir do momento em que Warren começa a dividir relatos, através de cartas, de sua jornada com um inesperado “amigo”: um garoto da Tanzânia o qual ele patrocina.

#11. Adaptação

Odiado por uns e adorado por outros – faço parte do segundo grupo. Adaptação é a história de Charlie Kauffman (Nicolas Cage) que tem a tarefa de adaptar o livro de Susan Orlean (Meryl Streep) sobre a vida do ladrão de orquídeas John Laroche (Chris Cooper, ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante). O interessante aqui é como Kauffman adapta a obra e insere-se no próprio roteiro, dando a incerteza ao espectador do que é filme, realidade, criação, roteiro e ficção.

#12. Sobre Meninos e Lobos

Quando eram crianças, as vidas de Jimmy Markum, Dave Boyle e Sean Devine muda após um deles (Dave) ser levado por um falso policial e ficar alguns dias desaparecido. Vinte cinco anos depois, a filha de Jimmy é assassinada e para que o real culpado do crime seja encontrado, algumas lembranças do passado terão que ser resgatadas. Clint Eastwood apresenta um grande filme, com uma boa trama e atuações de Sean Penn e Marcia Gay Harden dignas de reconhecimento.

#13. Tiros em Columbine

Ganhador do prêmio de Melhor Documentário no Oscar, Michael Moore (adorado e odiado no seu país) questiona o fascínio dos americanos por armas de fogo a partir do Colégio Columbine, local onde dois adolescentes pegaram as armas dos pais e mataram quatorze estudantes e um professor no refeitório. Além disso, Moore ainda faz uma visita (no mínimo interessante) ao presidente da Associação Americana do Rifle, o ator Charlton Heston – que é colocado numa saia justa pelo diretor.

#14. Chicago

Chicago veio beber na fonte de Moulin Rouge e o resultado é positivo. Aqui, não temos Satine, mas há Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Já, Roxie (Renée Zellweger) é uma garota comum, aspirante a cantora, que sonha com um mundo de Velma. Ambas vão parar na cadeia, por crimes que comenteram e lá iniciam uma briga por publicidade nos jornais da Chicago dos anos 30.

#15. Extermínio

Quando um grupo de ativistas decide invadir um laboratório e libertar macacos que eram usados em experiências, não sabiam que um vírus acompanhava esses animais. Vinte oito dias após o acontecimento, Jim (Cillian Murphy) desperta sozinho em um hospital e fica confuso com a ausência de pessoas no lugar e nas ruas. Logo, encontra seres que não foram infectados e que lutam pela sobrevivência, assim como ele. Filmado todo em câmera digital e com a maioria das cenas feitas minutos antes do amanhecer, causando a idéia de total vazio na cidade, Extermínio é a volta de Danny Boyle às telas.