TOP 50 de discos de 2004 – # 41-50

#41. As Bicicletas de Belleville
(Trilha Sonora)

Ben Charest criou de forma magistral as composições de uma das melhores animações vista nos cinemas este ano. A Belleville do compositor traz jazz do início dos anos 30, com direito a compositores clássicos (“Bach à la Jazz”) a terem suas obras inseridas no contexto como se fossem músicas para serem executadas em Cabaret. Um disco criativo e contemporâneo, assim como a faixa “Cabaret Aspirateur” que funciona perfeitamente na tela grande. Só assistindo e ouvindo para entender.

Dica de download: “Belleville Rendez-Vous” (French Version)

#42. Badly Drawn Boy
(One Plus One is One)

Dica de download: “Easy love”

#43. Múm
(Summer Make Good )

Múm é uma banda da Islândia, tipo exportação, que lembra um pouco o Sigur Rós. A beleza deste trabalho está nas orquestrações, no talento vocal de Kristín Anna Valtýsdóttir (algo entre Kate Bush e Björk) e suas melodias eletrônicas inseridas nas canções. Esta última qualidade pode ser apreciada também em faixas instrumentais como “Stir” e “Away”. De início, um disco difícil, mas que possivelmente tenha o mesmo mérito de várias bandas que já sairam do país de origem desta.

Dica de download: “Weeping Rock, Rock”

#44. Modest Mouse
(Good News for People Who Love Bad News)

Dica de download: “Float on”

#45. Gwen Stefani
(Love Angel Music Baby)

Enquanto Britney Spears preocupa-se com a sua vida de casada e Madonna com as crises religiosas, Gwen Stefani (líder do No Doubt) foi esperta. Chamou nomes de peso: The Neptunes (“Hollaback Girl”), Andre 3000 (“Bubble Pop Electric”), Dr. Dre, Eve (“Rich Girl”), Linda Perry, entre outros, para lançar seu primeiro disco solo. Um trabalho excessivamente pop… e muito anos 80, diga-se de passagem. O primeiro single (“What You Wainting For?”) é uma delícia e um dos melhores do ano. Mas, o que dizer de “Real Thing” que parece ser algo que o Depeche Mode deixou estacionado na década de 80? Um disco tão pop (Rock Steady foi apenas uma prévia) que seu ouvido precisará se acostumar para que Love Angel Music Baby torne-se interessante e divertido.

Dica de download: “Hollaback Girl”

#46. Kings of Convenience
(Riot on an Empty Street)

Dica de download: “Misread”

#47. Jane Birkin
(Rendez-Vouz)

Lembra da canção “Je T’Aime…Moi Non Plus”? Com certeza, pode não lembrar de nome, mas a melodia é conhecida por vários amantes. Jane Birkin agora lança Rendez-Vouz, um disco que com atrativo em seus convidados. O álbum conta com Caetano Veloso (“O Leaozinho”, na qual Birkin arrisca o português), Brian Molko, do Placebo (“Smile”), Manu Chao (na latina-francesa “Te Souviens Tu”), entre outros. Mas, é Beth Gibbons (do Portishead) e sua voz fantasmagórica, que garantem a melhor faixa – a sombria “Strange Melody”.

Dica de download: “Strange Melody”

#48. Angela McCluskey
(Things We Do)

Dica de download: “Somebody Got Lucky”

#49. Jesse Sykes & the Sweet Hereafter
(Oh My Girl)

Jesse Sykes & the Sweet Hereafter criam um clima obscuro em suas composições para uma banda que se enquadra no gênero de alternative country, como pode ser percebido em “Troubled Soul”. Diante de belas melodias e guitarras elétricas, é a voz de Sykes que rouba a cena – expressando sentimentos como solidão, tristeza e relacionamentos problemáticos de forma poderosa.

Dica de download: “You Are Not Gotten Here”

#50. Ben Kweller
(On My Way)

Dica de download: “Different But The Same”