TOP 50 de discos de 2004 – # 31-40

#31. Franz Ferdinand
(Franz Ferdinand)

Mais uma vez a hístória se repete. Os críticos dizem que o quarteto escocês veio para salvar o rock. Não é apenas deste gênero que a banda se sustenta, prova disso são as faixas “Tell Her Tonight” (acompanhe-a nas palminhas) e “Take Me Out” que possue uma influência disco na bateria e no baixo. O “sucesso” é devido a fórmula pop que o seu álbum apresenta, mesmo que os indies de plantão neguem. E isso não é ruim, a partir do momento em que várias das músicas fazem com que você se deixe levar pelo trabalho.

Dica de download: “Darts of Pleasure”

#32. Bebel Gilberto
(Bebel Gilberto)

Dica de download: “Simplesmente”

#33. Miss Kittin
(I Com)

Para quem esperava a mesma fórmula, no novo disco de Miss Kittin (aquela do hit saturado “Frank Sinatra”), pode ir esquecendo. “Dub About Me” e “Happy Violentine” aventuram-se no trip hop, enquanto os fãs do eletroclash podem se deleciar com as excelentes “Meet Sue Be She” e “Professional Distortion”. “Requiem for a Hit” tem chances de animar muita festinha por aí, mesmo com uma refrão no estilo baladinha R&B.

Dica de download: “Meet Sue Be She”

#34. Snow Patrol
(Final Straw)

Dica de download: “Run”

#35. Jem
(Finally Woken)

Uma mistura de Beth Orton com Dido, Jem alcança altos e baixos com sua voz (“24”), seja nas melodias eletrônicas (como é o caso do primeiro single “They” e “Come on Closer”) ou quando se arrisca em composições mais simples como a bela “Flying High”.

Dica de download: “24”

#36. Rogue Wave
(Out of Shadow)

Dica de download: “Nourishment Nation”

#37. Lali Puna
(Faking the Books)

O quarteto alemão tem como “frente” a vocalista Valérie Trebeljahr e o multi-instrumentista Markus Archer (também do The Notwist). Em Faking the Books, variam as instrumentações em relação aos trabalhos anteriores, fugindo da base exclusivamente eletrônica e trabalhando com pianos, guitarras, baixos e bateria. Os elementros eletrônicos e samples continuam fazendo parte do processo do Lali Puna, porém conseguindo obter uma qualidade superior aqui.

Dica de download: “Faking the Books”

#38. Jesse Malin
(The Heat )

Dica de download: “Swinging Man”

#39. Zero 7
(When It Falls)

Depois do excelente Simple Things, aclamado pela crítica, o grupo está de volta. As comparações aos franceses do Air não faltam, apesar do Zero 7 ter suas próprias características. When It Falls apresenta beats lentos e bem produzidos, como no primeiro disco, e as participações não ficam por menos – as cantoras que participam garatem as melhores faixas. Porém, apesar das boas melodias, pode trazer mais surpresas para quem não os conhecem do que àqueles que já tiveram contato com a fase de Simple Things.

Dica de download: “Somersault”

#40. Interpol
(Antics)

Dica de download: “C’mere”