TOP 50 de discos de 2004 – # 21-30

#21. Auf Der Maur
(Auf Der Maur)

O álbum de Melissa (Auf Der Maur) se sobressae em relação ao da ex-amiga Courtney Love. O primeiro single “Followed the Waves” traz vários elementos e influências num mesmo conjunto. São guitarras, percussão afiada, uma batida pesada que se funde ao pop e um vocal de início no mínimo interessante. A canção começa com um grito prolongado que se incorpora perfeitamente à melodia. “Real a Lie”, o segundo single, tem um dos melhores vídeos do ano e, mais uma vez, uma composição de presença e atitude. As músicas são bem trabalhadas, sem que seus riffs soem chatos ou exagerados. Delimita-se muito bem no quão pop, metal e rock, o álbum pode ser para que não seja apenas linear.

Dica de download: “Skin Receiver”

#24. The Streets
(A Grand Don´t Come for Free)

Dica de download: “Fit But You Know It”

#23. Allison Moorer
(The Duel)

A bela voz de Allison Moorer remete a da irmã, a também cantora Shelby Lynne.
“Believe You Me” e “I Ain´t Giving Up on You” transmitem tamanha expressão da artista que passam a ser as melhores do álbum. Outra que chama à atenção é “Melancholy Polly”, por ser um folk-rock de primeira. A faixa título é uma balada levada ao piano, enquanto “Once Upon a Time She Said” é conduzida por um violão junto a voz frágil da artista.

Dica de download: “I Ain´t Giving Up on You”

#24. The Libertines
(Libertines)

Dica de download: “Can´t Stand Me Now”

# 25. Scissor Sisters
(Scissor Sisters)

Os caras são influenciados por David Bowie, Bee Gees, Elton John, entre outros da mesma fase. Em seu repertório reúnem elementos da era disco, glam rock, funky e criam o seu próprio som de forma “brilhantemente pop”.
O cover de “Comfortably Numb” (do Pink Floyd) recebe uma cara de Bee Gees da fase disco, com vários efeitinhos de laser, palmas sincronizadas e vozes agudas ao longo da melodia. “Take Your Mama Out” começa com um violão similar ao de “Faith” de George Michael, enquanto a baladinha “Mary” só pode ter sido inspirada em Elton John.

Dica de download: “Laura”

#26. Rufus Wainwright
(Want Two)

Dica de download: “The Art Teacher”

#27. Morrissey
(You are the Quarry)

Depois de uma ausência de sete anos, You Are the Quarry traz o ex-Smith de volta à ativa. Este pode ser considerado um dos seus melhores trabalhos na carreira solo, já que superar a qualidade das canções do Smiths seja praticamente impossível. Neste álbum, resgata tempos de sua infância (“The World is Full of Crashing Bores” e “Irish Blood, English Heart”), além de fazer críticas à América – a terra dos sonhos para alguns em “America is not the World” (como quando diz: “In America, the land of the free, they said / and of opportunity, in a just and a truthful way / but where the president, is never black, female or gay, and until that day / you’ve got nothing to say to me, to help me believe”)

Dica de download: “I Have Forgiven Jesus”

#28. Junior Boys
(Last Exit )

Dica de download: “Bellona”

#29. Norah Jones
(Feels Like Home)

Ela vendeu mais de 18 milhões do seu disco de estréia (Come Away With Me), recebeu um total de oito prêmios Grammy e agora surpreende com seu segundo trabalho. A responsabilidade de lançar um álbum tão bom quanto o primeiro era grande, mas Norah Jones apresenta o seu melhor até então.
Feels Like Home é preenchido por uma “levada” mais folk, como percebe-se no primeiro single “Sunrise”, “The Long Way Home” e “Carnival Town”. E claro, sem desmerecer a participação de Dolly Parton na country “Creepin´ In”.

Dica de download: “Creepin´ In”

#30. Prince
(Musicology)

Dica de download: “Cinnamon Girl”