TOP 50 de discos de 2005 – # 41-50

#41. Sheryl Crow
(Wildflower)

Sheryl Crow deixou de lado as melodias de rock de costume e se concentrou em canções introspectivas em Wildflower, rementendo o estágio de Beck e seu homônimo Sea Change. O clima é diferente dos trabalhos anteriores. A faixa de abertura (“I Know Why”) apresenta acordes calmos de guitarras que caminham com o auxílio de um notável banjo, enquanto a energética “Live It Up” remete os sucessos registrados de Crow. Wildflower revela-se um álbum e uma artista confiante.

Dica de download: “Perfect Lie” ()

#42. The Books
(Lost and Safe)

Dica de download: “Be Good To Them Always” ()

#43. LCD Soundsystem
(LCD Soundsystem)

Procure misturar a música eletrônica, funk, rock, pop, rock de garagem, new wave, 70´s, 80´s e 90´s… e a lista continua. O LCD Soundsystem é um apanhado de influências que James Murphy (produtor e DJ norte-americano) procura desenvolver de forma criativa e inteligente nas colagens sonoras e letras irônicas.

Dica de download: “Tribulations” ()

#44. Ben Lee
(Awake is the New Sleep)

Dica de download: “Catch My Disease” ()

#45. Sun Kil Moon
(Tiny Cities)

Tiny Cities, de Mark Kozelek, encontra terreno sólido nas composições do Modest Mouse e suas guitarras acústicas que soam o melhor do pop e folk clássico de Simon & Garfunkel. A nova roupagem não faz com que a essência da banda original deixe de estar presente nas faixas. Disco para ser apreciado do início ao fim.

Dica de download: “Tiny Cities Made of Ashes” ()

#46. Spoon
(Gimme Fiction)

Dica de download: “I Turn My Camera On” (MP3)

#47. Martha Wainwright
(Martha Wainwright)

É filha de gigantes do folk (Kate McGarrigle e Loudon Wainwright III) e irmã do talentoso Rufus Wainwright – emprestando sua voz nas faixas “The Maker” e “Don´t Forget”. A influência familiar mescla no pop-cabaret que personaliza o disco de estréia da moça. Martha carrega o talento da família nas veias.

Dica de download: “Bloody Mother Fucking Asshole” ()

#48. Ben Folds
(Songs for Silverman)

Dica de download: “Bastard” ()

#49. Cocorosie
(Noah´s Ark)

Projeto das irmãs Casady classificado como “indie-folk-tronic”, remetendo os estilos de Björk e Joanna Newsom. A dupla passeia por uma extravagância e sutileza sonora. As participações de Antony (do Antony & the Johnsons, em “Beautiful Boyz”) e Devendra Banhart (“Brazilian Sun”) contribuem à melancólica de Noah´s Ark.

Dica de download: “K-Hole” ()

#50. Telepopmusik
(Angel Milk)

Dica de download: “Dont Look Back” ()