TOP 50 de discos de 2005 – # 21-30

#21. The Fiery Furnaces
(EP)

The Fiery Furnaces é formado por uma dupla de irmãos nada parecida com Jack e Meg. Este disco reúne canções mais populares e eletronicamente “datadas”, limadas de seus trabalhos anteriores por fugirem do tradicional estilo “rock folk blues de garagem”, como é o caso de “Single Again”, “Here Comes the Summer” e “Evergreen”. As estranhezas ainda são evidentes na baladinha “Sing for Me”, no rock praiano de “Tropical Iceland” e na suíte (piano) de “Smelling Cigarettes”.

Dica de download: “Here Comes The Summer” (MP3)

#22. The Decemberists
(Picaresque)

Dica de download: “16 Military Wives” ()

#23. Franz Ferdinand
(You Could Have It So Much Better)

O Franz Ferdinand conseguiu superar a expectativa de muita gente. Principalmente quem acreditou que a banda lançaria esse disco e desapareceria. You Could Have It So Much Better acerta na pegada punk/pop de “The Fallen”, na marchinda (e single) “Do You Want To”, nos riffs de “Walk Away”, na frenética “Evil and a Heathen” e na balada “Eleanor Put You Boots On” (sobre Eleanor Freidberger do Fiery Furnaces – disco #21 desta lista). Mais uma vez, apresentam muita personalidade no atual pobre cenário da música pop.

Dica de download: “Walk Away” ()

#24. The Magic Numbers
(The Magic Numbers)

Dica de download: “I See You, You See Me” ()

#25. Aimee Mann
(The Forgotten Arm)

O quinto disco da carreira solo de Aimee Mann é um trabalho conceitual. As canções (capítulos) projetam a história do boxeador John, veterano da Guerra do Vietnã, e sua namorada Caroline desde que se conheceram (“Dear John”), nos anos 70. São pequenos fragmentos que abordam as dificuldades e alegrias do casal (“Video”), as partidas (“Goodbye Caroline”), problemas com álcool e drogas (“I Can´t Get My Head Around It”) para que, assim como um romance, a narrativa ganhe um belo desfecho com as últimas composições – nas emocionantes “Clean Up for Christmas” e “Beautiful”. As letras de Mann surpreendem, suas melodias são extremamente bem trabalhas e os solos de guitarras estão presentes na tentativa de conduzir as faixas por um caminho iluminado (pelo menos, assim é que deveria ser).

Dica de download: “Video” ()

#26. Goldfrapp
(Supernature)

Dica de download: “Ride a White Horse”

#27. Missy Elliott
(The Cookbook)

A lista de ingredientes é que faz esse The Cookbook ter excelente consistência. É nos ritmos hipnóticos de “Lose Control” (ao lado de Ciara & Fat Man Scoop), no estilo Timbaland em “Partytime”, no hip-pop de “Can´t Stop”, na produção afiada de Pharrel Williams em “On & On” e na participação de M.I.A. (“Bad Man”) que Missy Elliott prova não ter perdido o sabor de inovação e qualidade na sua receita musical.

Dica de download: “We Run This” ()

#28. Brendan Benson
(Alternative to Love)

Dica de download: “Cold Hands (Warm Heart)” ()

#29. Brazilian Girls
(Brazilian Girls)

O Brazilian Girls exala sedução por segundo – mérito da vocalista Sabina Sciubba que encanta o ouvinte ao longo de 53 minutos. Há sofisticação na mesclagem de tango (“Homme”), eletro (“Corner Store”), house (“Don´t Stop”), reggae (“Pussy”), trip hop e bossa nova. As canções são poliglotas – cantadas em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão, fazendo deste um trabalho acessível e com aspecto de uma viagem pelo mundo, independente de onde você o esteja ouvindo.

Dica de download: “Don´t Stop” ()

#30. System of a Down
(Mezmerize)

Dica de download: “Cigaro” ()