Sicko

Sicko Sicko

O cineasta Michael Moore exibiu o seu mais novo documentário denúncia, Sicko (assista um clipe do filme), em Cannes – onde ganhou o festival em 2004 com Fahrenheit – 11 de Setembro.

Desta vez, Moore procura criticar o sistema de saúde privado norte-americano. Segundo o diretor “é uma comédia sobre as quase 45 milhões de pessoas sem sistema de saúde no país mais rico do mundo”. Ele viaja ao Canadá, Inglaterra e França para mostrar como nestes países, onde o sistema de saúde é gratuito, as pessoas têm uma expectativa de vida maior.

Dizem que uma das partes mais polêmicas refere-se aos heróis do 11 de Setembro, que contraíram doenças pulmonares devido a fumaça e ao pó aspirado nos destroços do World Trade Center, em busca de sobreviventes. Sem terem atendimento nos EUA, Moore os leva à base de Guatánamo, onde suspeitos de atividades terroristas da Al-Qaeda recebem melhor atendimento que os cidadãos norte-americanos. A entrada na base é negada, restando a eles buscarem ajuda nos hospitais públicos de Cuba.

Sicko tem estréia prevista para 29 de junho. Se Bush permitir.