Antes que a música morra

Dirigido por Andrew Shapter e Joel Rasmussen, Before the Music Dies é um olhar (super) crítico da atual música pop norte-americana. O documentário traz depoimentos e performances de artistas como Erykah Badu, Eric Clapton, Elvis Costello, Michael Penn, My Morning Jacket, Calexico, Dave Matthews, ?uestlove, entre outros.


Trailer de Before the Music Dies

Com as atuais tecnologias da indústria fonográfica e os reality shows, o filme tem como objetivo apresentar visões críticas da facilidade em se tornar um artista pop – seja pelas artimanhas de estúdio, os exaustivos programas de rádio ou as carreiras iniciadas de forma instantânea (recomendo assistir ao trecho de como se cria uma sexy popstar).

Outro tema abordado é o conflito de gerações. Como por exemplo numa fila para o show da cantora Ashlee Simpson, suas fãs dizem gostar do seu estilo de cabelo e não, necessariamente, de sua música. Ou quando surge a pergunta “você sabe quem é Bob Dylan?” e a resposta é um simples e direto “não”.

Narrado pelo ator – ganhador do Oscar – Forest Whitaker, Before the Music Dies é uma tentativa de renovar a paixão pela música no precário momento em que ela se encontra, como definem seus produtores.