6ª Bienal do Mercosul: Jorge Macchi

Uma das exposições mais interessantes na 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, são as obras de Jorge Macchi no Santander Cultural.

Jorge Macchi - Still Song
Still Song é como se o globo nunca tivesse parado de girar. Os furos nas paredes transmitem isso.

O artista argentino é um dos principais nomes contemporâneos e reconhecidos na atualidade. Suas obras são visões que distinguem as meditações sutis sobre as possibilidades poéticas na vida cotiadiana.

Jorge Macchi - Incidental Music
A música melancólica nos fones de ouvido de Incidental Music dão tom às notícias trágicas que formam uma espécie de partitura musical.

Além da música e do audiovisual, Macchi trabalha com a noção de informação, fazendo seus trabalhos a partir de jornais e mapas de cidades, de metrô.

Jorge Macchi - Monoblock
O prédio de cruzes e estrelas de Davi em Monoblock é formado por obituários de jornal.

A exposição apresenta 60 obras, produzidas desde o começo dos anos 90 até a atualidade, considera as mais importantes de sua trajetória, além de ser a primeira ocasião em que se apresenta Fim de Film, uma obra realizada com a colaboração da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (+). Para mim, a obra é uma espécie de Mulholland Drive, de David Lynch… no hay banda!

Jorge Macchi - Nocturno
Em Nocturno, as notas musicais da partitura são marcadas com pregos.

A exposição de Macchi fica em Porto Alegre até 18 de novembro. Diariamente, das 9 às 21h com entrada franca no Santander Cultural.