10 filmes para assistir na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Pedi para o meu amigo cinéfilo Chico Fireman, que desde outubro de 1999 dedica os seus outubros a Mostra de Cinema de São Paulo, selecionar uma lista de 10 filmes para conferir na 31ª edição do evento.

Ele aceitou o desafio e indica os seguintes títulos com uma breve descrição dos projetos:

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto #01. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, de Sidney Lumet

Uma obra-prima improvável do veterano Lumet dirigindo o roteiro de uma estreante, com um Philip Seymour Hoffman inspirado, comandando uma história de assalto e família.

À Prova de Morte #02. À Prova de Morte, de Quentin Tarantino

O filme mais despretensioso de Tarantino, que deixa seu repertório de referências de lado para nos entregar puro deleite. O girl talk que domina o filme e as cenas em alta velocidade são especiais.

Lady Chatterley #03. Lady Chatterley, de Pascale Ferran

O filme mais sensual dos últimos muitos anos. Adaptado de um romance de D.H. Lawrence, o longa vive entre o clássico do texto e o contemporâneo das belíssimas imagens.

I´m Not There #04. I’m Not There, de Todd Haynes

Não espere a historinha da vida de Bob Dylan. Haynes nos informa que seu homenageado não cabe num só e nos oferece não um, mas vários perfis do músico. Destaque para Cate Blanchett e Christian Bale.

Estômago #05. Estômago, de Marcos Jorge

Filme único na cinematografia brasileira. Explora o “submundo” de putas e presos sem ranço, com humor e inteligência. O melhor ator do Brasil, hoje, se chama João Miguel.

Paranoid Park #06. Paranoid Park, de Gus Van Sant

Van Sant muda de foco. Desta vez, ao contrário de Elefante, há crimes e culpados, mas o que interessa ao diretor é o processo que a culpa implica e não a punição. Câmera e trilha inspiradas.

A Casa de Alice #07. A Casa de Alice, de Chico Teixeira

Chico Teixeira estréia num longa de ficção com uma atriz perfeita que lidera uma família onde os pecados de cada um são revelados aos poucos, sem alarde, sem choque. Não é perfeito, mas é bem bom.

Império dos Sonhos #08. Império dos Sonhos, de David Lynch

Não seja esse tipo de pessoa que quer entender David Lynch. Ele não nasceu para ser interpretado. Você pode até brincar com as pistas, mas o que vale no cinema de Lynch é a experiência de passar por ele.

Lust, Caution #09. Lust, Caution, de Ang Lee

Bastante acadêmico, no que isso tem de melhor. Clássico, formal, segue a linha do drama de espionagem, com um dos melhores atores do mundo, Tony Leung. As cenas de sexo são sensualíssimas, mas não há sexo explícito como se falou.

O Passado #10. O Passado, de Hector Babenco

Ainda que não seja grande é sempre muito interessante. Um filme sobre lidar com sua própria história e os fantasmas que ela deixa. Gael García Bernal poderia estar melhor, mas a intérprete de sua ex, Sofia, é aterrorizante.

Além das indicações, fica a dica do blog do Chico (Filmes do Chico) com reviews diários dos filmes exibidos. A 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai até 1º de novembro.