Review: 2 Dias em Paris

2 Dias em Paris

Julie Delpy sempre me revelou um carisma raro no cinema atual. E isso o seu 2 Dias em Paris tem de sobra. É Delpy em seu estado puro.

Tudo é coordenado com naturalidade e sem necessidade de convencer. Desde a relação desengonçada do casal ao chegar em Paris aos encontros com a família da moça (os pais da atriz interpretam eles mesmos no longa e roubam a cena), abordando os temas e diálogos na medida exata. A história da fotógrafa Marion (Delpy) e do designer norte-americano Jack (Adam Goldberg) seduz na química presente entre os atores principais. Com elementos do cinema de Richard Linklater (Antes do Amanhecer / Antes do Pôr-do-Sol), 2 Dias em Paris ganha cara de versão repaginada de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa de Woody Allen.

Os clichês do romance estão espalhados sem soarem extremamente artificiais. Afinal, o amor em si é um verdadeiro clichê com altos e baixos camuflado em conversas corriqueiras. Além de dirigir, produzir e editar a fita, Julie é encarregada da trilha sonora – por isso, preste atenção durante os créditos finais na canção “Lalala” da cantora / atriz ao lado do Nouvelle Vague.

2 Dias em Paris (2 Days in Paris, França / Alemanha, 2007)
Direção: Julie Delpy
Com: Julie Delpy, Adam Goldberg, Daniel Brühl, Albert Delpy, Marie Pillet, Aleksia Landeau. 96 min.