Confissões de adolescentes: ‘American Teen’ revela a juventude norte-americana

American Teen é um retrato da adolescência numa escola secundária no oeste dos Estados Unidos. Dirigido pela cineasta Nanette Burstein (indicada ao Oscar com On the Ropes), o documentário destacou-se no Festival de Sundance em janeiro.

American Teen

O filme conta a história de 4 adolescentes com características distintas e suas rotinas na escola em que estudam. Temos o arquétipo da garota popular, da artista intelectual, do atleta e do “loser apaixonado”.

O projeto é comparado à temática de O Clube dos Cincos, de John Hughes, pelo seu elenco tão comum e distinto ao mesmo tempo. A CNN comenta que “se Hughes tivesse realizado algum documentário, ele seria preenchido pelo espírito de Burstein”. Pelo visto, as críticas serviram de inspiração no pôster de American Teen – uma espécie de homenagem ao clássico teen dos anos 80.

American Teen O Clube dos Cinco

“É sobre ter 17 anos. Pensei que seria sobre a pressão na vida daqueles jovens. Depois me dei conta que era apenas um elemento, pois havia uma crise de identidade devido a pressão que vem por parte dos pais”, diz a cineasta.

O filme ainda não tem data de estréia prevista no Brasil, mas está na lista dos mais aguardados (deste eterno adolescente que aqui escreve).