Review: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal traz elementos essenciais da série do arqueólogo: piadinhas, aventura extremamente exagerada, mitologia, personagens carismáticos e o saudável capitalismo norte-americano na figura do herói. Para quem esperou quase vinte anos pelo retorno de Indiana, identifica-se com as referências dos filmes anteriores – de personagens a artefatos, como a volta da atriz Karen Allen e a arca perdida da fita de 1981.

Dr. Jones está velho, faz graça com a idade e continua sendo um ser praticamente imortal. Quando a ação começa a guiar o projeto (e obviamente você está preparado para situações surreais), o longa toma forma auxiliado dos acordes clássicos de John Williams.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

O Reino da Caveira de Cristal está longe de ser o melhor filme da série, assim como sua trama que não é tão interessante como as anteriores. No entato, com elementos primordias como uma vilã classuda (Cate Blanchett entrega-se ao papel) equilibrada com a doce Marion Ravenwood (a carismática atriz Karen Allen), o filme se sustenta até o fim tranquilamente.

Se a idade parece ser avançada para limitar as peripécias de Jones, o seu espírito aventureiro continua intacto. A idéia de aposentar o ator e passar o chapéu ao astro Shia LaBeouf (de Transformers), não funciona pela falta de carisma e ar “frangote” do garoto.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

A volta do personagem é uma grande oportunidade de apresentar o “herói humano” mais interessante do cinema para uma geração que parece nem saber quem ele era até semana passada e desconhecia a falta de originalidade em A Lenda do Tesouro Perdido. Porém, se fosse preciso esperar mais 19 anos a volta de Indy, o entusiasmo possivelmente não seria o mesmo desse tempo de espera.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, EUA, 2008)
Direção: Steven Spielberg
Com: Harrison Ford, Shia LaBeouf, Cate Blanchett, Ray Winstone, Karen Allen, John Hurt, Jim Broadbent. 123 min.