Review: O Procurado

Procurado

O sucesso de O Procurado nas bilheterias norte-americanas é compreensível. Além de ser baseado numa história em quadrinhos – Wanted de Mark Millar e J.G. Jones -, é recheado de ação, violência ao extremo e efeitos especiais alucinantes. Parte de suas cenas mais impactantes acabam remetendo a trilogia Matrix dos irmãos Wachowski.

A história acompanha a mediocridade existencial de Wesley Gibson (James McAvoy) – uma coisa meio Clube da Luta com “Every Day is Exactly the Same” do Nine Inch Nails como trilha sonora – até ele acordar para vida e ser recrutado por uma fraternidade de assassinos – com habilidades sobrehumanas – para vingar a morte do pai.

Mesmo entretendo com o seu desempenho em cenas de perseguições e tiros que fazem trajetória curva, o filme bebe de vários títulos com cenas precisamente dirigidas pelo russo Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite / Guardiões do Dia) desafiando qualquer lei da física.

A falta de uma identidade própria ao filme, permite o mesmo a explorar suas cenas movimentadas e camuflar a falta de consistência do roteiro numa edição frenética. Porém, em determinado momento, tamanha movimentação cansa e nem Angelina Jolie para relaxar o espectador parece funcionar.

O Procurado (Wanted, EUA, 2008)
Direção: Timur Bekmambetov
Com: James McAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Terence Stamp. 110 min.