Review: [REC]

[REC]

É admirável quando um filme de terror faz escola com produções do século passado e ainda encontra singularidades. No terror espanhol [REC] acompanhamos o trabalho de uma jornalista (a convincente Manuela Velasco) e seu operador de câmera, enquanto documentam o dia-a-dia de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Durante uma ação de resgate num prédio, o grupo testemunha uma grande escala de tensão e violência. E aí, quanto menos se sabe, melhor.

Gravado com uma câmera na mão – de forma mais profissional do que A Bruxa de Blair e mais assustadora e menos “marketeira” do que Cloverfield – essa produção espanhola nos convida a uma angustiosa missão de pânico ao lado de seus personagens.

Muito bem filmado e com edição concisa, para realmente assustar sua platéia, o filme não desaponta seu espectador. O sucesso da fita na Europa já rende uma versão norte-americana (bastante duvidosa) chamada de Quarentena dirigida por John Erick Dowdle.

[REC] garante o mérito – quase extinto em produções de terror – de assustar. Não um simples susto, mas uma série constante e angustiante deles.

[REC] (Espanha, 2007)
Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Com: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso, Carlos Vicente, David Vert, Martha Carbonell. 80 min.