TOP 50 de discos de 2008 – # 21-30

#21. Kanye West
(808´s and the Heartbreaks)

808´s and the Heartbreaks é Kanye West garimpando a sensibilidade do álbum The Love Below, de Andre 3000 (do Outkast), e particularidades da cena pop dos anos 80. A morte da mãe e o fim de um relacionamento de seis anos resulta não apenas no trabalho mais pessoal do rapper, mas também em sua constante evolução musical.

Dica de download: “Paranoid”

#22. Sigur Rós
(Med Sud I Eyrum Vid Spilum Endalaust)

Dica de download: “Inní mér syngur vitleysingur”

#23. Lykke Li
(Youth Novels)

Com seu vocal infantil e melodias açucaradas, Lykke Li apresenta um pop fantasioso e carismático. A estréia da garota escandinava é marcada por jogos rítmicos de palmas e arranjos delicados que nunca explodem como deveriam, mantendo-a tímida – mas, exalando sensualidade – do início ao fim.

Dica de download: “Dance, Dance, Dance” (vídeo)

#24. Laura Marling
(Alas I Cannot Swim)

Dica de download: “You’re No God”

#25. Leona Naess
(Thirteens)

O quarto disco de Leona Naess é uma avalanche de emoções. As canções de Thirteens, gravadas num estilo caseiro, revelam perdas (“Learning As We Go” / “Unnamed”) pessoais da artista e a necessidade de lidar com a maturidade – mesmo que essa venha em uma mesa de bar na companhia dos melhores amigos (“Leave Your Boyfriends Behind”).

Dica de download: “Leave Your Boyfriends Behind” (vídeo)

#26. Lucinda Williams
(Little Honey)

Dica de download: “Tears of Joy”

#27. Brazilian Girls
(New York City)

O Brazilian Girls continua mais poliglota do que nunca. New York City, além de manter a qualidade dos álbuns anteriores, faz alusão às grandes cidades. É uma viagem multicultural que começa nas ruas camaradas de “St. Petersburg”, valseia num cabaret da capital alemã (“Berlin”) e encontra redenção na Espanha (“Mano de Dios”). Uma excursão pelo mundo em menos de 50 minutos.

Dica de download: “St. Petersburg”

#28. The Tings Tings
(We Started Nothing)

Dica de download: “Great DJ” (vídeo)

#29. Santogold
(Santogold)

Apesar das comparações com a M.I.A., Santogold não canta sobre guerrilhas e aposta num som mais urbano do que a rapper anglo-cingalesa. Do pop new wave de “L.E.S. Artistes” – com refrão à la Karen O – aos temas ska (“You’ll Find a Way”), Santi White pavimenta seu caminho vomitando estilo e ouro por onde passa.

Dica de download: “Lights Out” (vídeo)

#30. Hauschka
(Ferndorf)

Dica de download: “Heimat”