TOP 50 de discos de 2009 – # 41-50

#41. Manic Street Preachers
(Journal for Plague Lovers)

O nono álbum do Manic Street Preachers é uma homenagem com ares de despedida ao companheiro de banda Richey James Edwards. Antes de desaparecer, há 14 anos atrás, Edwards entregou ao baixista Nick Wire um diário com canções e desenhos que tomaram forma neste Journal for Plague Lovers. O resultado é um trabalho melancólico (“This Joke Sport Severed”) e intenso (“She Bathed Herself in a Bath of Bleach”) por parte do grupo.

Dica de download: “Journal for Plague Lovers”

#42. Franz Ferdinand
(Tonight)

Dica de download: “Bite Hard”

#43. Annie
(Don´t Stop)

Mesmo com todas as complicações com o lançamento deste seu segundo trabalho – uma versão não oficial vazou na Internet um ano antes -, o eletropop moderno e lapidado da norueguesa Annie não perdeu a forma como se nota em possíveis hits (“Songs Remind Me of You”vídeo – e “My Love is Better”) que o álbum carrega.

Dica de download: “I Don´t Like Your Band” (MP3)

#44. Beast
(Beast)

Dica de download: “Satan”

#45. Rain Machine
(Rain Machine)

Kip Malone aproveitou as férias do TV on the Radio para lançar o seu primeiro projeto solo. O Rain Machine aposta num som caseiro, tribal com guitarras virtuosas (“Give Blood”), blue grass (“Driftwood Heart”) e especialmente experimental (“Smiling Black Faces”). Um turbilhão de referências sintetizadas sob o cuidado musical de Malone.

Dica de download: “Smiling Black Faces” (MP3)

#46. Chris Garneau
(El Radio)

Dica de download: “Dirty Night Clowns”

#47. VV Brown
(Travelling Like the Light)

O pop retrô moderno e divertido de VV Brown funciona graças as influências de divas do soul. Com seus ares sessentista, Travelling Like the Light percorre pelo pop, rock e R&B com muita audácia, sem necessariamente se preocupar com rótulos e artistas que bebem da mesma fonte.

Dica de download: “Shark In The Water” (vídeo)

#48. Kid Cudi
(Man on the Moon: The End of Day)

Dica de download: “Soundtrack 2 My Life”

#49. Lady Sovereign
(Jigsaw)

A música de Sovereign estrutura-se no hip hop com batidas eletrônicas e dançantes (“Let’s Be Mates”). Em seu segundo disco, a cantora arrisca-se numa sonoridade mais popular, como é o caso de “Human” e o sample de “Close to Me” do The Cure. Mesmo assim, não deixa de lado a irreverência de suas letras.

Dica de download: “I Got You Dancing…” (vídeo)

#50. Noisettes
(Wild Young Hearts)

Dica de download: “Sometimes”