TOP 50 de discos de 2009 – # 31-40

#31. The Fiery Furnaces
(I´m Going Away)

Em seu sétimo álbum, os irmãos Eleanor e Matthew Friedberger continuam seus experimentos musicais quebrando as estruturas melódicas (“Drive to Dallas”) de suas composições com muita euforia. O duo transforma faixas como a balada “The End is Near”, o blues “Charmaine Champagne” e o rock jazz de “Keep Me in the Dark” em legítimas peças teatrais insanas de qualidade.

Dica de download: “Drive to Dallas” (MP3)

#32. Maxwell
(BLACKsummer´snight)

Dica de download: “Help Somebody” (escute)

#33. Monsters of Folk
(Monsters of Folk)

Com os nomes avassaladores de M. Ward (She & Him), Conor Oberst (Bright Eyes), Jim James (My Morning Jacket) e o produtor Mike Mogis é quase impossível escutar o Monster of Folk sem imaginar um grande disco. A química entre os instrumentos (“Losing to Head” / “Baby Boomer”) e o encontro das vozes em uníssono (“His Master’s Voice” / “Slow Down Jo”) exalam esplendor em cada uma das composições desta parceria.

Dica de download: “Say Please” (vídeo)

#34. The Cribs
(Ignore The Ignorant)

Dica de download: “Cheat on Me” (vídeo)

#35. Imogen Heap
(Ellipse)

Imogen Heap montou um estúdio em sua casa e postou todo o processo de gravação de Ellipse no YouTube. O resultado é um álbum lúdico eletrônico mais coeso que seu antecessor (Speak for Yourself) que soava como uma continuação do sucesso do Frou Frou, parceria entre a cantora e o produtor Guy Sigsworth. Aqui a música de Heap soa universal (“First Train Home” / “Tidal”), introspectiva (“The Fire” / “Canvas”) e autêntica (Aha!).

Dica de download: “Bad Body Double” (MP3)

#36. Marissa Nadler
(Little Hells)

Dica de download: “Ghosts & Lovers”

#37. Röyksopp
(Junior)

Junior é o disco mais acessível dos noruegueses Svein Berge e Torbjørn Brundtland, os nomes do Röyksopp. Encanta justamente por ser mais direto com seu espetáculo pop sofisticado, além de contar com as presenças ilustres de Robyn (“The Girl and the Robot”), Lykke Li (“Miss It So Much”) e Karin Dreijer Andersson do Fever Ray (“This Must Be It”).

Dica de download: “The Girl and the Robot” (vídeo)

#38. Kasabian
(West Ryder Pauper Lunatic Asylum)

Dica de download: “Where Did All the Love Go?”

#39. Julian Plenti
(Julian Plenti is Skyscraper)

Julian Plenti é Paul Banks, líder do Interpol. O artista lança seu primeiro trabalho solo sob o codinome de Julian Plenti, seu alter ego. Apesar de Julian Plenti is Skyscraper retomar a essência do grupo, a faixa de abertura encaixa-se perfeitamente em Antics, demonstra que a mesma não está gasta.

Dica de download: “Games for Days” (vídeo)

#40. Sharon Van Etten
(Because I Was in Love)

Dica de download: “For You” (vídeo)