TOP 50 de discos de 2009 – # 21-30

#21. Junior Boys
(Begone Dull Care)

O Junior Boys embebeda-se do synthpop dos anos 80. Neste terceiro trabalho, a dupla Jeremy Greenspan e Matt Didemus alcança uma maturidade musical que cativa seu ouvinte pela eletrônica depressiva e romântica ditada por batidas tranquilas (“Parallel Lines”) e vocais abatidos (“Dull to Pause”).

Dica de download: “Bits & Pieces” (vídeo)

#22. PJ Harvey & John Parrish
(A Woman a Man Walked By)

Dica de download: “A Woman a Man Walked By/The Crow Knows…”

#23. Danger Mouse & Sparklehorse
(Dark Night of the Soul)

O time escalado pelo produtor Danger Mouse (a metade do Gnarls Barkley) e Sparklehorse (a.k.a. Mark Linkous) é digno de reconhecimento. A atmosfera intismista e sombria de Dark Night of the Soul conta com participações de Black Francis (dos Pixies), Julian Casablancas (dos Strokes), Iggy Pop, Nina Persson (dos Cardigans), Wayne Coyne (The Flaming Lips), Suzanne Vega, entre outros. Apesar dos diversos estilos, o trabalho nunca perde sua unidade.

Dica de download: “The Man Who Played God” (feat. Suzanne Vega) (MP3)

#24. Wilco
(Wilco The Album)

Dica de download: “You Never Know” (escute)

#25. Amerie
(In Love and War)

Uma pena, mas Amerie foi um dos nomes mais descartados do R&B em 2009. Com vocais explosivos e batidas calorosas, seus álbuns espalham um charme e vigor irresistível. Mesmo sem a produção do talentoso Rich Harrison (o cara por trás de “Crazy In Love” de Beyoncé), In Love and War incrementa pop (“Heard ‘Em All”), rock (“Higher”), funk (“Dangerous”), soul (“Why R U?) num formato moderno e pegajoso.

Dica de download: “Higher” (escute)

#26. Sonic Youth
(The Eternal)

Dica de download: “Antenna”

#27. Fanfarlo
(Reservoir)

Se por um lado temos o pop folk melancólico e a energia instrumental imposta pelo Arcade Fire, do outro damos de cara com o toque lúdico do Beirut. Com essas referências, o sexteto do Fanfarlo pode não soar a banda mais original do ano, mas definitivamente o seu álbum de estreia é um prazer aos ouvidos do início ao fim.

Dica de download: “Harold T. Wilkins” (vídeo)

#28. Dinosaur Jr.
(Farm)

Dica de download: “Said the People”

#29. Mumford & Sons
(Sigh No More)

A jogada do quarteto britânico Mumford & Sons é o folk rústico e o bluegrass. Munidos com violas (“Roll Away Your Stone”), banjos (“The Cave”), cordas e instrumentos de sopro (“Winter Winds”vídeo), o resultado poderia ser uma trilha sonora de western contrastada por momentos exaltantes (“Little Lion Man”) e serenos (“Sigh No More” / “I Gave You All”).

Dica de download: “I Gave You All” (MP3)

#30. Julian Casablancas
(Phrazes for the Young)

Dica de download: “Left & Right in the Dark”