TOP 50 de discos de 2009 – # 01-10

#01. Florence and the Machine
(Lungs)

A voz distinta e grandiosa de Florence Welch harmoniza com a delicadadeza das harpas e a vivacidade das percussões que envolvem Lungs. O ousado disco vaga por um mundo pop fantasioso e medieval (“Drumming Song”) de melodias exageradas e letras dramáticas sobre relacionamentos intensos (“Cosmic Love”) e violentos (“Kiss With a Fist”). Destaque para a releitura de “You´ve Got the Love”, originalmente de Candi Stanton, feita pela artista.

Da geração de artistas novos que prometiam para o ano, Florence and the Machine foram um dos poucos que cumpriram o dever.

Dica de download: “Dog Days Are Over” (MP3), “You´ve Got the Love” (vídeo) e “Rabbit Heart (Raise It Up)” (vídeo)

#02. Bat for Lashes
(Two Suns)

O universo místico de Natasha Khan (a.k.a. Bat for Lashes) em Two Suns assombra por arranjos e vocais que transpõem solidão (“Glass”), medos, amores (“Moon and Moon”) e crises existenciais (“Pearl’s Dream”). É a exposição de seu mundo particular em forma de música e melodias frágeis (“Travelling Woman”). Vale destacar a participação de Scott Walker em “The Big Sleep” ao lado da cantora.

Dica de download: “Siren Song” (MP3), “Pearl’s Dream” e “Daniel” (vídeo)

#03. The xx
(xx)

O quarteto inglês do The Xx não veio para revolucionar nenhum estilo musical. Destacam-se pela simplicidade das guitarras limpas e sintetizadores que se alinham as letras introspectivas. Relatam histórias de amor, algumas alegres (“Shelter”) e outras nem tanto (“Heart Skipped a Beat”), em composições com vida própria e que causam dor no coração dos ouvintes mais sensíveis.

Dica de download: “Islands” (vídeo), “Heart Skipped a Beat” e “Vcr” (MP3)

#04. Phoenix
(Wolfgang Amadeus Phoenix)

Wolfgang Amadeus Phoenix, o quarto trabalho dos franceses, é um disco pop de primeira. Recheado de pegadas intensas (“Lasso”), letras grudentas (“Lisztomania”) e composições feitas para dançar, os garotos namoram os anos 80 com seus sintetizadores uivantes (“1901”) e flertam com os anos 70 (“Fences”) com ares modernos.

Dica de download: “Rome”, “Lisztomania” (vídeo) e “Lasso” (MP3)

#05. Yeah Yeah Yeahs
(It´s Blitz!)

Em It´s Blitz!, o Yeah Yeah Yeahs inova. Troca as guitarras massivas dos discos anteriores – que foram seu cartão de visita – por sintetizadores afiados. Poderia ser perigoso tentar algo diferente, mas a essência da banda de Karen O. está impressa em cada uma das faixas do material.

Dica de download: “Hysteric” (MP3), “Heads Will Roll” (vídeo) e “Little Shadow”

#06. Animal Collective
(Merriweather Post Pavilion)

Após oito discos, o Animal Collective estabelece um equilíbrio pop com seus elementos psicodélicos (“Guys Eyes”), batidas eletrônicas (“My Girls”) e colagens sonoras incessantes (“Summertime Clothes”) neste Merriweather Post Pavilion. O álbum transita por momentos hipnóticos (“Daily Routine”) e fecha numa espécie de samba próprio do coletivo (“Brother Sport”), no bom sentido.

Dica de download: “Summertime Clothes” (vídeo), “My Girls” (MP3) e “Bluish”

#07. Passion Pit
(Manners)

Os falsetes apaixonados (“Eyes as Candles”) e o synth pop brilhante (“Sleepyhead”) são aliados e desenham as melodias de Manners, disco de estreia do Passion Pit. Destaque para a participação do PS 22, coral infantil de Nova York, em faixas entusiasmadas como “Little Secrets” e “Let Your Love Grow Tall”.

Dica de download: “Little Secrets” (vídeo), “The Reeling” (MP3) e “Swimming in the Flood”

#08. Metric
(Fantasies)

Emily Haines refugiou-se na Argentina em busca de inspiração para seu Fantasies. A escolha não poderia ser melhor, já que o disco é um power pop animador, com momentos extremamente intimistas. As guitarras são presentes (“Satellite Mind” / “Gold Guns Girls”), os beats viciantes (“Help I’m Alive) e as melodias cativantes. É o disco que a banda pode colocar com orgulho na prateleira ao lado do sensacional Live It Out de 2005.

Dica de download: “Gimme Sympathy” (vídeo), “Help I’m Alive” e “Stadium Love”

#09. Pete Yorn & Scarlett Johansson
(Break Up)

Em Break Up, Pete Yorn e Scarlett Johansson tornam-se a versão pop da dupla indie She & Him, formada pelo músico M. Ward e a atriz Zooey Deschanel. O disco é uma deliciosa e arranjada história de amor com começo (“Relator”), meio (“Search Your Heart”) e fim (“Someday”) que não demora 30 minutos para dar seu recado.

Dica de download: “Blackie’s Dead” (MP3), “Shampoo” (MP3) e “I Don’t Know What to Do”

#10. Me’Shell Ndegéocello
(Devil’s Halo)

Devil´s Halo é irmão bastardo do álbum Bitter. Se não fossem as guitarras intensas de acordes grandiosos, “Slaughter” se encaixaria como uma composição do disco de 1999. Aqui, o vocal apaixonante (“Hair of the Dog”) e vigoroso (“Lola”) de Me’Shell ganha perspectivas positivas nos rumos musicais (“Mass Transit”) que a artista se aventura.

Dica de download: “Lola” (escute), “Slaughter” e “Crying in Your Beer”