Show: Nelly Furtado em Porto Alegre

Os primeiros discos de Nelly Furtado (Whoa, Nelly! e Folklore) têm uma identidade própria. A artista, que era mais uma cantora pop na indústria musical, diferenciava-se por suas origens. Já Loose, um parceria com o produtor Timbaland, aposta num pop fácil e apelativo deixando toda a bagagem multicultural da garota perdida no caminho.

Nelly Furtado - Porto Alegre
Nelly Furtado - Porto Alegre

Composições ricas instrumentalmente como “Turn of the Lights”, “Powerless” e um medley do álbum Whoa, Nelly! (com direito a “My Love Grows Deeper Part 1”, “I Will Make U Cry”, “Legend”, “Baby Girl” e “Party”) ganham roupagens extremamente desinteressantes e ordinárias. Por sua vez, “Maneater” se sobresai ao perder a assinatura de Timbaland e se tornar uma peça direcionada ao pop rock.

Nelly Furtado - Porto Alegre

Para conquistar o público brasileiro sem muito esforço, a cantora canadense – fã de Caetano Veloso – acrescentou “Sozinho” em seu repertório. Mais tarde, convidou o vocalista Di Ferrero (do NX Zero) para dividir o palco e repetirem a parceria de “All Good Things (Come to an End)”.

Nelly Furtado - Porto Alegre
Nelly Furtado - Porto Alegre

Ao vivo, o que acontece com Furtado é o mesmo que ocorre em seu álbum Loose: uma artista sem identidade e direcionamento musical. O excesso de carisma com o público, com acenos e sorrisos em todas as músicas, é interpretado como falta de confiança e presença de palco. Uma pena.

Vale ainda destacar:

1º) O atraso de quase uma hora para o show começar.
2º) As inúmeras vezes que o telão no fundo do palco falhou.
3º) A falta de postura da cantora ao começar a rir no meio da canção “Try” e ter que recomeçar a mesma.
4º) As backing vocals que transformam a artista principal numa coadjuvante.

INFORMAÇÕES: Teatro Bourbon Country, Porto Alegre – RS
25/03 – 21h00
Fotos: Letícia Algayer