TOP 10: videoclipes de 2010

#01. Jonna Lee – o projeto iamamiwhoami

iamamiwhoami

Tudo começou como um segredo mantido a sete chaves. Em dezembro de 2009, sites e blogs de música foram bombardeados com e-mails e vídeos intitulados de 9.20.19.13.5.723378, y, Prelude 699130082.451322-5.4.21.3.1.20.9.15.14.1.12, 23.5.12.3.15.13.5-8.15.13.5.3383 e assim por diante. Foram diversos clipes que guardaram a identidade de iamamiwhoami durante o ano.


“b”

É um material misterioso, intrigante, delicado, curioso e repleto de vida em sua sonoridade synthpop. Sua estética é digna dos trabalhos mais impressionantes de Björk e do Fever Ray.


“n”

Não demorou muito para Jonna Lee (a figura por trás do iamamiwhoami) virar um fenômeno na web e uma das artistas mais enigmáticas do ano, inclusive em uma performance ao vivo extremamente delirante. E é por isso que o conjunto destes vídeos merece destaque como nenhum outro em 2010.


Arcade Fire – The Wilderness Downtown #02. Arcade Fire“We Used to Wait” (vídeo)
Direção: Chris Milk

O vídeo interativo do Arcade Fire utiliza imagens do Google Maps, fazendo com que cada espectador vivencie (de forma interativa) as suas origens através do site thewildernessdowntown.com.


OK GO – This Too Shall Pass #03. OK GO“This Too Shall Pass” (vídeo)
Direção: James Frost

O OK GO continua se superando a cada produção videoclíptica. Com a máquina pop de “This Too Shall Pass” o resultado não poderia ser (mais uma vez) menos do que surpreendente.


Erykah Badu - Window Seat #04. Erykah Badu“Window Seat” (vídeo)
Direção: Coodie and Chike

Em uma tomada, Erykah Badu caminha pelas ruas de Dallas tirando a roupa tranquilamente até o local onde o presidente Kennedy foi assassinato em 1963 num desfecho perturbador.


M.I.A. - Born Free #05. M.I.A. – “Born Free” (vídeo)
Direção: Romain Gavras

Censurado no Youtube desde o seu lançamento, “Born Free” conta com nove minutos de violência, segregação racial e cenas impactantes para criticar e conscientizar a atual realidade no Sri Lanka


Hollerado – Americanarama #06. Kanye West“Power” (vídeo)
Direção: Marco Brambill

Inspirado em Michelangelo, Kanye West tranforma o seu clipe de “Power” numa pintura em movimento. Destaque para a versão do diretor (com nudez explícita) para o trabalho.


Hollerado – Americanarama #07. Hollerado“Americanarama” (vídeo)
Direção: Greg Jardin

Os canadenses do Hollerado queriam fazer um clipe barato e incrível. Com o ‘8bit humano’ de “Americanarama”, o grupo colocou o seu nome no mapa da cena indie. Nem que seja por 15 minutos.


Janelle Monáe - Tightrope #08. Janelle Monáe“Tightrope” (vídeo)
Direção: Wendy Morga

Com seu soul futurista, Janelle Monáe tem a atitude de James Brown nos passos de dança. E se a loucura de Monáe é assim tão divertida, podemos enlouquecer ao som e coreografia de “Tightrope”.


Hot Chip - I Feel Better #09. Hot Chip“I Feel Better” (vídeo)
Direção: Peter Serafinowicz

O que parecia um show da boyband JLS acaba se tornando num espetáculo de horrores com a chegada de um ser poderoso. Sua missão: aniquilar os integrantes do grupo e suas fãs histéricas.


The Black Keys - Tighten Up #10. The Black Keys“Tighten Up” (vídeo)
Direção: Chris Marrs Piliero

Um dia no parquinho com o Black Keys é a prova de que crianças podem se portar como adultos, da mesma maneira que os adultos podem ter atitudes de infantis por coisas “humanas”.


BONUS TRACK:

Sia - You´ve Changed #11. Sia“You´ve Changed” (vídeo)
Direção: Dennis Liu

No final de dezembro de 2009, Sia lançou o primeiro clipe de seu álbum We Are Born. De forma criativa e barata, transforma o trabalho num videogame sem muito efeitos especiais de forma espetacular.


TOP 10 – videoclipes: 2009 | 2008