TOP 50 de discos de 2010 – # 41-50

#41. Marnie Stern
(Marnie Stern)

Marnie Stern é uma garota na casa dos trinta anos, mas com uma energia e ferocidade de uma adolescente de temperamento explosivo. Nesse terceiro trabalho, as composições apresentam seu universo particular de forma não vista nos álbuns anteriores, como por exemplo “For Ash” em que aborda o suicídio de um ex-namorado. Suas canções (sempre) nervosas parecem sair do fundo de uma garagem pelas guitarras estridentes (“Cinco de Mayo”), percussão de presença (“Gimme”) e sonoridade crua. É em alto e bom som que Stern lida com o seu caos pessoal com perfeição.

Dica de download: “Transparency is the New Mystery” ()

#42. Local Natives
(Gorilla Manor)

Dica de download: “World News” ()

#43. Ellie Goulding
(Lights)

Com sua voz angelical, a estreia da britânica Ellie Goulding – uma versão feminina de FrankMusik – é uma junção de pop acústico (“The Writer”) com toques eletrônicos delicados (“Gun and Horses”). Suas melodias acompanhadas de composições que soam como um diário resultam num trabalho harmônico que não é um divisor de águas no cenário pop atual, mas cumpre o seu papel dignamente.

Dica de download: “Starry Eyed” ()

#44. Darwin Deez
(Darwin Deez)

Dica de download: “The Suicide Song” ()

#45. Kele
(The Boxer)

Kele Okereke precisou abandonar o Bloc Party para se libertar musicalmente. Em sua estreia como solista, nada de guitarras gritantes para duelar com o vocal do músico. Aqui, aposta em batidas eletrônicas dançantes, prontas para serem descobertas por boates (“Tenderoni”), sem deixar de explorar o seu lado sentimental em composições densas e de cortar o coração (“Everything You Wanted”) . Por incrível que pareça, The Boxer coleciona mais faixas com potencial de single do que um álbum na íntegra do Bloc Party.

Dica de download: “All the Things I Could Never Say” ()

#46. Lissie
(Catching a Tiger)

Dica de download: “Cuckoo” ()

#47. Pete Yorn
(Pete Yorn)

Com o sucesso do álbum Break Up, lançado com a atriz Scarlett Johansson em 2009, Pete Yorn precisava manter ou elevar o seu nível musical. E se é nas parcerias que ele se encontra musicalmente, o convite feito a Black Francis (do Pixies) para produzir o disco cai como uma luva ao roqueiro que não lançava um trabalho solo tão empolgante desde Musicforthemorningafter de 2001.

Dica de download: “Rock Crowd” ()

#48. Two Door Cinema Club
(Tourist History)

Dica de download: “I Can Talk” ()

#49. M.I.A.
(/\/\ /\ Y /\)

Em /\/\ /\ Y /\, a rapper cingalesa M.I.A. volta menos polida musicalmente e explora seu lado criativo em melodias esquizofrênicas (“Meds and Feds”) comandadas por recursos robóticas (“Teqkilla”) insanos. Suas composições continuam politicamente engajadas – num mundo tecnológico (“XXXO”) que ninguém parece estar seguro, como anuncia na faixa de abertura “The Message” -, e sobrevivem as polêmicas no melhor estilo “ame ou odeie esse disco”.

Dica de download: “Meds and Feds” ()

#50. Best Coast
(Crazy for You)

Dica de download: “When I’m With You” ()