TOP 50 de discos de 2010 – # 31-40

#31. Perfume Genius
(Learning)

Perfume Genius atende pelo nome de Mike Hadreas. Suas melodias primorosas e frágeis (“Look Out, Look Out”) são cercadas de tristeza, revelando o músico como um discípulo de Elliott Smith e Nick Drake. Learning aponta temas pesados como abuso (“Mr. Peterson”), vício, suicídio e relacionamentos conturbados. Histórias que Hadreas não tinha com quem dividir e ganham vida nobre em sua estreia musical.

Dica de download: “No Problem” ()

#32. The Naked and Famous
(Passive Me, Aggressive You)

Dica de download: “Punching In A Dream” ()

#33. Antony And The Johnsons
(Swanlights)

Os trabalhos de Antony Hegarty são singulares pelo seu vocal, refinados nos acordes e carregados de fragilidade emocional. Em Swanlights, novos elementos instrumentais – como a guitarra acústica em “The Great White Ocean” – e leves camadas eletrônicas (“I´m in Love”) proporcionam novo rumo à melancolia característica do músico. As faixas ao piano, como a arpejada “Ghost”, mantêm uma identidade abatida – assim como o dueto com Björk em “Flétta”, uma das composições primorosas do disco.

Dica de download: “Flétta” ()

#34. The Morning Benders
(Big Echo)

Dica de download: “All Day Day Light” ()

#35. Scissor Sisters
(Night Work)

A trupe de Jake Shears volta com muito brilho em um álbum feito para a noite e para os clubes. A produção de Stuart Price (Madonna / Kylie Minogue), especialista em singles para as pistas, leva o grupo à uma visita ao melhor que o eletropop tinha a oferecer no início dos anos 80, como sugere “Night Life” e “Sex and Violence”. Com Night Work, o Scissor Sisters soma créditos em seu currículo que não são exclusivamente sugados dos anos 70 ou dos vocais (eunucos) dos Bee Gees.

Dica de download: “Sex and Violence” ()

#36. The New Pornographers
(Together)

Dica de download: “Crash Years” ()

#37. Mark Ronson & the Business Intl
(Record Collection)

Em Record Collectiom, Mark Ronson procura fugir de suas referências retrôs (do álbum Version) e flerta com eletropop e hip hop acompanhado de um time de peso que passa por D´Angelo (“Glass Mountain Trust”), Q-Tip (“Bang Bang Bang”), a ex-Pipette Rose Elino Dougal (“Hey Boy”), entre outros. E se as parcerias com o produtor proporcionam excelentes resultados aos seus convidados, ninguém mais apropriado do que ele para ressuscitar um esquecido Boy George na emocionante “Somebody to Love Me”.

Dica de download: “The Bike Song” ()

#38. Warpaint
(The Fool)

Dica de download: “Undertow” ()

#39. MGMT
(Congratulations)

Congratulations é um disco corajoso do duo Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden. Enquanto que as faixas da estreia do MGMT soam desgastadas, as composições psicodélicas do sucessor de Oracular Spectacular respiram aliviadas. A aventura psicodélica e experimental da dupla, claramente influenciada por discos revolucionários como Pet Sounds do Beach Boys e Sgt. Pepper dos Beatles, mostra à cara na faixa de abertura “It´s Working” ou nos doze minutos de “Siberian Breaks”. Congratulations é uma homenagem às ideias revolucionárias que a música trouxe para uma geração no século passado, numa época em que artistas não nasciam com hits pitorescos na Internet.

Dica de download: “Brian Eno” ()

#40. Hot Chip
(One Life Stand)

Dica de download: “Hand Me Down Your Love” ()