Summer Soul Festival: Mayer Hawthorne, Janelle Monáe e Amy Winehouse em Florianópolis

Mayer Hawthorne

Dos três artistas presentes, Mayer Hawthorne era a estrela menor do Summer Soul Festival. O produtor / DJ começou o seu show com o soul arrebatador de “Your Easy Lovin’ Ain’t Pleasin’ Nothin'”, um dos principais destaques do seu álbum A Strange Arrangement, fazendo com que todos entrassem no clima de sua apresentação. Conquistando o público logo na primeira canção, o show seguiu na sua linha soul retrô com canções como “Maybe So, Maybe No”, “I Wish It Would Rain” (pedindo para o público o ajudar numa coreografia) e a dançante “The Ills”.

Summer Soul
Summer Soul

O músico ainda se sobressaiu nos covers de “Beautiful” de Snoop Doog e “Mr. Blue Sky” do Electric Light Orchestra, além de interagir com as pessoas ao contar (vídeo) que havia sido confundido com o ator Tobey Maguire (de Homem-Aranha) por um segurança no aeroporto de Florianópolis.

Janelle Monáe

Janelle Monáe é um espetáculo teatral à parte com seus personagens que a perseguem pelo palco e sua presença diante do público. Dançou, cantou, pintou (durante a canção “Mushrooms & Roses”) e cativou o público com o seu talento e inquietude em cena.

Summer Soul
Summer Soul

Seja em canções animadas (“Locked Inside”), dançantes (“Sincerely Jane”) ou com o seu impressionante talento vocal no cover da clássica “Smile” (vídeo) de Charles Chaplin, acompanhada apenas de uma leve guitarra, Monáe dá identidade única a cada uma das composições do álbum The ArchAndroid e do EP Metropolis. Despediu-se com chave de ouro com as estrondosas “Cold War” e “Tightrope” – com sua sensacional coreografia – levando o público ao êxtase.

Janelle é uma estrela em constante ascensão.

Amy Winehouse

Apesar de ser ofuscada pelo talento de Janelle Monáe, Amy Winehouse era a personagem principal no evento. Mesmo encarnando seu eterno papel problemático, apresentou um show (podemos dizer) digno, dando preferência às canções do álbum Back to Black e deixando seu trabalho de estreia Frank, praticamente esquecido. Sem muita vontade de cantar canções clássicas como “Rehab”, “Back to Black” ou “Tears Dry on Their Own” – praticamente entoadas em uníssono pelo público -, Winehouse deu preferência em revidar com novidades em seu repertório com a sensacional interpretação de “The Boulevard of Broken Dreams” (vídeo), de Al Dubin e Harry Warren, e “I’m On the Outside (Looking In)” (vídeo) da banda Little Anthony & The Imperials.

Summer Soul
Summer Soul
Summer Soul

Ainda cedeu espaço para o seu backing vocal Zalon assumir três composições no palco, enquanto apenas assistia sentada ao lado da bateria. Após, voltou ao comando para acertar mais algumas canções de seu premiado trabalho e despedir-se ao som da famigerada “Valerie”.

Para quem imaginava que Amy faria uma apresentação curta ou nem mesmo subisse ao palco, a artista até que surpreendeu.

INFORMAÇÕES: Summer Soul Festival, Florianópolis – SC
08/01 – 22h.
Fotos: Letícia Algayer