TOP 50 de discos de 2011 – # 41-50

#41. Cults
(Cults)

A doçura na voz de Madeline Follin e as sonoridades – lúdicas – inspiradas em grupos dos anos 60 (como anuncia “You Know What I Mean”), conduzem o ouvinte a um universo indie nostálgico. Com letras sobre amores impossíveis (“Bumper”) e crises existenciais (“Walk at Night”), a dupla do Cults não perde os ânimos com suas melodias ensolaradas e confortantes.

Dica de download: “Abducted” ()

#42. Radiohead
(The King Of Limbs)

Dica de download: “Codex” ()

#43. Dënver
(Música, Gramática, Gimnasia)

Com suas histórias de amor e referências literárias, o duo chileno do Dënver complementa suas composições de um eletro pop dançante, hipnótico e juvenil. Com melodias fantásticas, sustentadas por guitarras e teclados, buscam referências na música disco do anos 70 (“Mi Primer Oro” e “Olas Gigantes”) e inspiram-se em trabalhos do New Order (“Los Adolescentes”) para conceber um som autêntico e universal.

Dica de download: “Los Adolescentes” ()

#44. The Roots
(Undun)

Dica de download: “One Time” ()

#45. Raphael Saadiq
(Stone Rollin’)

O cantor / instrumentista / produtor Raphael Saadiq é de outra era por produzir melodias reforçadas por uma pegada soul (“Go to Hell”), pulsante (“Heart Attack”) e envolvedora (“Radio”). Stone Rollin’ é uma passagem nas mãos para viajar no tempo, direto para a era de ouro da Motown.

Dica de download: “Day Dreams” ()

#46. Joan as Police Woman
(The Deep Field)

Dica de download: “Chemmie” ()

#47. Grouplove
(Never Trust A Happy Song)

Abusando da criatividade para falar sobre as dores do amor, o quinteto do Grouplove procura não se abalar facilmente pelo sentimento. São eufóricos nas melodias (“Itchin’ On a Photograph” e “Colours”), moldadas pelo folk rock, e revelam também viverem bons momentos (“Naked Kids”) para compilar seu disco de estreia.

Dica de download: “Tongue Tied” ()

#48. The Vaccines
(What Did You Expect From the Vaccines?)

Dica de download: “If You Wanna” ()

#49. Oh Land
(Oh Land)

O eletro pop da dinamarquesa Nanna Øland Fabricius (a.k.a. Oh Land), com seu vocal etéreo, flerta sintetizadores com o pop (“Sun of a Gun”), o dubstep (“Wolf & I”) e na intimistas – com seus violinos – “Perfection”. Com diferentes texturas e atmosferas, temos um trabalho de pop eclético.

Dica de download: “Lean” ()

#50. Noah and the Whale
(Last Night On Earth)

Dica de download: “L.I.F.E.G.O.E.S.O.N.” ()