TOP 50 de discos de 2011 – # 21-30

#21. Kate Bush
(50 Words for Snow)

Nesse trabalho conceitual, inspirado em contos de inverno, Bush recorre a figuras lendárias (em “Wild Man” em busca do abominável homem das neves), amores impossíveis (em “Misty” e a relação com um boneco de neve) e que percorrem o tempo (em “Snowed in at Wheeler Street” cantando com Elton John). Produz uma narrativa imaginária levada por orquestrações refinadas, construídas por delicados acordes de piano, e deixa auditível sua contribuição (e inspiração) ao universo pop.

Dica de download: “Snowed in at Wheeler Street” ()

#22. Fleet Foxes
(Helplessness Blues)

Dica de download: “Bedouin Dress” ()

#23. M83
(Hurry Up, We’re Dreaming)

Com a saída de Nicholas Fromageau do M83, sobrou para Anthony Gonzalez carregar o projeto sozinho. Ele nos pega pela mão e nos encaminha para seu mundo particular de sonhos. Num pop ambiente onírico (“Claudia Lewis”) de sintetizadores refinados (“Midnight City”) e cordas sentimentais (“Wait”), somos apresentados aos seus personagens fantásticos. O início de sua hipérbole sonora conta com a presença eminente de Zola Jesus (“Intro”), encontra inspiração nos anos 80 e escapes em Simple Minds (“Reunion”) no trajeto.

Dica de download: “Steve McQueen” ()

#24. Kurt Vile
(Smoke Ring For My Halo)

Dica de download: “Baby’s Arms” ()

#25. tUnE-yArDs
(Whokill)

Em seu segundo registro, Merrill Garbus – a única integrante fixa do tUnE-yArDs – aposta num híbrido de afropop, funk, ritmos havaianos e reggae. Nesta selva sonora, de colagens eletrônicas e efeitos animados, há espaço para cantar o sexo (“Powa”), o abuso de poder (“Riotriot”) e abordar questões sociais (“My Country”). A brincadeira de Garbus é mais séria do que soa.

Dica de download: “Bizness” ()

#26. The Black Keys
(El Camino)

Dica de download: “Lonely Boy” ()

#27. Björk
(Biophilia)

Biophilia é o trabalho mais ambicioso da carreira de Björk. Aqui, ela reinventa-se através dos dispositivos touch / tablets e dá vida ao seu projeto multimídia. Narra a relação homem x universo em canções que percorrem seu DNA “digital”, expondo os efeitos fatais do amor (“Virus”), medos (“Crystalline”) e conflitos pessoais (“Mutual Core”) com embasamento universal e mitológico (“Cosmogony”).

Dica de download: “Thunderbolt” ()

#28. Arctic Monkeys
(Suck It and See)

Dica de download: “Brick by Brick” ()

#29. Feist
(Metals)

Feist não se deslumbrou com o sucesso de The Reminder (2007). Em Metals, nada contra a correnteza em busca de um toque caseiro (“Cicadas and Gulls”) levado por melodias simples e aconchegantes. A balada de tamborins “Undiscovered First”, a intimista “Bittersweet Melodies”, a melancólica “How Come You Never Go There” com vestígio de jazz e o blues relaxante de “Anti-Pioneer” – acompanhadas do vocal agradável e mágico de Leslie – combinam simplicidade e perfeição.

Dica de download: “A Commotion” ()

#30. The Decemberists
(The King Is Dead)

Dica de download: “Down by the Water” ()