TOP 50 de discos de 2012 – # 21-30

#21. Chairlift
(Something)

O duo (ex-trio) Chairlift supera o hit “Bruises”, da estreia Does You Inspire You, com o lançamento do superior Something e tirando-os do limbo de projeto ‘one hit wonder’. Com suas colagens eletropop, a proposta retrô-futurista contém momentos radiofônicos (“Amanaemonesia”), baladas triunfantes (“Met Before”) e a euforia das trilhas sonoras dos anos 80 (“I Belong In Your Arms”).

Dica de download: “I Belong in Your Arms” ()

#22. Sleigh Bells
(Reign of Terror)

Em seu segundo trabalho, o duo noise pop do Sleigh Bells segue com suas composições revolucionárias que poderiam estusiasmar grandes estádios (“Demons” / “Crush”) equilibrando comoção na doçura vocal de Alexis Krauss (“You Lost Me”) e nas guitarras expansivas e explosivas de Derek Miller (“Leader of the Pack”). A revolução sonora continua em Reign of Terror.

Dica de download: “You Lost Me” ()

#23. Bat For Lashes
(The Haunted Man)

O pop místico e teatral de Natasha Khan (a.k.a. Bat for Lashes) manifesta o seu lado sombrio em ‘suas personagens’ amarguradas (“Marilyn” / “Laura”) num labirinto de emoções para desnudar-se de forma honesta (“Lillies”) como a capa do disco. Khan trafega pelo experimentalismo em seus arranjos grandiosos (“Winter Fields”) e bases eletrônicas (“All Your Gold”) sem perder autenticidade e genialidade.

Dica de download: “Winter Fields” ()

#24. Passion Pit
(Gossamer)

Os sintetizadores emotivos e falsetes de Michael Angelakos ainda são a grande atração do eletropop entusiasta do Passion Pit em seu segundo registro de estúdio. Percorrendo pelo R&B, “Constant Conversations” para acompanhar estalando os dedos, e efervescendo em melodias alucinógenas (“I’ll Be Alright”), o grupo garante uma grande festa de cores conflitando alegria e tristeza em suas composições.

Dica de download: “I’ll Be Alright” ()

#25. David Byrne & St. Vincent
(Love This Giant)

O casamento de David Byrne e Annie Clark (a.k.a. St. Vincent) em Love This Giant reúne um conjunto de composições escritas pela dupla e influenciadas pelos grupos de New Orleans (nos imponentes instrumentos de sopro), corais clássicos, R&B e funk. A confiança nos reinventos desta união é uma evolução para ambos artistas.

Dica de download: “I Should Watch T.V.” ()

#26. The Maccabees
(Given to the Wild)

A produção de Tim Goldsworthy (LCD Soundsystem e Massive Attack) é o segredo de Given to the Wild mudar o câmbio na sonoridade dos britânicos do The Maccabees depois de Wall of Arms. O disco balanceia sofisticação e maturidade, proporcionando espaço para o grupo desvendar novos terrenos no dream pop em busca de unicidade. São melodias que começam calmas e revelam suas essenciais e imponência sonora ao longo da execução.

Dica de download: “Pelican” ()

#27. Dirty Projectors
(Swing Lo Magellan)

O pop experimental de harmonias vocais (“Gun Has No Trigger”) do Dirty Projectors segue com suas estranhezas em Swing Lo Magellan, mas com uma identidade mais acessível (“The Socialites”) do que seus antecessores. A “complexidade” do grupo foca-se em canções prontas para fornecer um novo conceito/proposta. E se para os ouvintes isso é “simplicidade”, para os integrantes é um desafio de desconstrução musical.

Dica de download: “About to Die” ()

#28. The Shins
(Port of Morrow)

O produtor Greg Kurstin (do projeto The Bird and the Bee) ilumina o caminho do The Shins para rumos mais populares e menos empíricos do que o álbum Wincing the Night Away (2007). Port of Morrow é uma peça radiofônica amigável que joga com o folk (“40 Mark Strasse”), melodias funkeadas, nostálgicas (“Bait and Switch”) e a leve pompa do rock. Além disso, o trabalho permite ao líder James Mercer explorar novos territórios em suas letras sobre paternidade (“Fall of ’82”) e engajamento político (“No Way Down”).

Dica de download: “No Way Down” ()

#29. Tanlines
(Mixed Emotions)

O Tanlines, duo eletropop do Brooklyn formado por Eric Emm (vocal / guitarra) e Jesse Cohen (percussão / teclado), busca referências oitentistas (“Rain Delay”) e em batidas africanas (“Real Life” / “Cactus”) para produzir um indie pop pulsante, coeso e profundo (“Not the Same”) em seu trabalho de estreia.

Dica de download: “All of Me” ()

#30. G.O.O.D. Music: Cruel Summer
(Vários Artistas)

“Let me see you put your middle fingers up to the world”. É assim que começa o projeto de Kayne West com os artistas contratados pelo seu selo Getting Out Our Dreams Music (G.O.O.D. Music) – R. Kelly, Big Sean, Pusha T, John Legend, Kid Cudi, entre outros – na compilação Cruel Summer. West e seu time são aptos de criarem sonoridades únicas e viciantes (“Clique” / “Mercy”) sem um pingo de humildade no vocabulário. Até porque este time não precisa.

Dica de download: “Clique” ()