TOP 10: EPs de 2014

#01. Niia
(Generation Blue)

A cantora/compositora Niia Bertino (a.k.a. Niia) revela uma identidade sensual e melancólica em seu EP de estreia que tem a produção cuidadosa de Robyn Hannibal (a cara metade do Rhye e do Quadron). Suas melodias acolhedoras envolvidas de uma eletrônica sedutora e orquestrações classudas são cautelosas em seus dramas e confissões amorosas que contemplam o trabalho. Niia é um talento para ficar de olho.

Dica de download: “Body” ()


#02. SZA
(Z)

A cantora Solana Rowe (a.k.a. SZA), com sua eletrônica minimalista R&B cercada de sintetizadores oitentistas e místicos (“Julia”), vem acompanhada de gente talentosa como Chance The Rapper (“Childs Play”), Kendrick Lamar (“Babylon”) e Isaiah Rashad (“Warm Winds”), além de um time de produtores de renome como Toro y Moi e Emile Hayne em Z.

Dica de download: “Julia” ()


#03. Röyksopp & Robyn
(Do It Again)

Uma parceria entre a cantora pop Robyn e o duo eletrônico Röyksopp, amigos de longa data e colaborações (como “The Girl and the Robot”), é sucesso garantido. Segundo os próprios, o compacto “não soa como Röyksopp com Robyn ou Robyn produzida pelo Röyksopp; é algo totalmente diferente e a palavra ‘colaboração’ nunca esteve tão justificada no mundo da música”. Da eletrônica efervescente dark espacial “Sayit”, passando pela radiofônica floreada “Do It Again” e o DNA relaxado dos produtores noruegueses em “Every Little Thing”, este é um casamento que nunca se desgasta com o tempo.

Dica de download: “Do It Again” ()


#04. Shamir
(Northtown)

O adolescente Shamir Bailey (a.k.a. Shamir) faz música pop e sua inspiração é uma urgência juvenil de influências do soul, funk, country (no cover acústico de “Lived and Died Alone” de Lindi Ortega) e dance que resultam num trabalho original. Com muito groove e sintetizadores hipnóticos a postos, o garoto dá uma nova cara as musicalidades dos anos 80 com um toque moderno e revigorante. Seria ele um jovem herdeiro de uma união musical de Prince e Michael Jackson?

Dica de download: “Sometimes a Man” ()


#05. Meawnhile
(The Element Yes)

O produtor Tom Andrews (a.k.a. Meanwhile) lança o EP de estreia The Element Yes e constrói seu nome abrindo as apresentações do La Roux na Europa. As canções animadoras do artista soam como trilhas sonoras pop com o brilho rock dos anos 80 em guitarras precisas e percussão exaltante que exalam traços da sonoridade do Phoenix e do The Buggles.

Dica de download: “All For theTaking” ()


#06. Anna Calvi
(Strange Weather)

A cantora/guitarrista Anna Calvi lança o compacto Strange Weather e joga sua essência dramática e riffs poderosos em canções de Connan Mockasin, David Bowie, Suicide e FKA twigs. Com um clima soturno que cobre as versões, vale destacar a participação de David Byrne no cover sombrio de “Strange Weather” de Keren Ann.

Dica de download: “Papi Pacify” ()


#07. Ben Khan
(1992)

O produtor inglês Ben Khan navega pelos mares de Jai Paul tateando elementos do pop/R&B (“Youth” e “Savage”) em sua eletrônica soul atrativa e redondinha para os amantes. Sua sonoridade ambiente excitante e etérea é acariciada por guitarras deslizantes (“Drive (Part 1)”), baixos hipnóticos, percussão de bongô, sintetizadores eufóricos e vocal sussurrado. Khan é um conquistador em 1992.

Dica de download: “Youth” ()


#08. TĀLĀ
(Alchemy)

Como uma viagem mística pelo mundo, num misto de sonoridades ecléticas cercadas de sintetizadores salientes e que resgatam as origens iranianas da artista, TĀLĀ aparece como uma mistura da versatilidade de M.I.A., a essência pop de Lykke Li e a originalidade excêntrica de FKA twigs, demarcando seu próprio território.

Dica de download: “Alchemy” ()


#09. Róisín Murphy
(Mi Senti)

Róisín Murphy regrava clássicos do pop italiano dos anos 60 e 70 em Mi Senti. Visita composições de artistas como Lucio Battisti (“Ancora Tu”), Mina (com a sentimental e nebulosa “Non Credere”), Patti Pravo (“Pensiero Stupendo”) e Gino Paoli. É com a downbeat “In Sentesi” que Murphy traz a única composição original realizada para o projeto.

Dica de download: “Ancora Tu” ()


#10. Wolf Alice
(Creature Songs)

As canções do Wolf Alice são guiadas por guitarras que se debatem (“Storms”) num rock feroz e sujo com o espírito dos anos 90 (“Moaning Lisa Smile”). Trilham também por cenários tranquilos (“We Are Not The Same”) na cola do vocal sedutor de Ellie Rowsell e suas histórias em letras delicadas – as desilusões de “Heavenly Creatures” em versos como “It never enough that we should simply want to be together?” – pode-se ter uma base do que esperar do álbum de estreia do promissor quarteto.

Dica de download: “Moaning Lisa Smile” ()