TOP 10: Videoclipes de 2017



10. Beck“Up All Night”
Direção: CANADA

A atriz francesa Solène Rigot transforma-se em uma guerreira medieval, com sua armadura de aço, e embarca numa aventura alucinante para resgatar um amigo bêbado (Pedro Attenborough) invadindo várias festas até encontrá-lo.



09. Tyler, The Creator“Who Dat Boy”
Direção: Wolf Haley

Com seu clima de filme de horror, Tyler, The Creator mostra um trabalho no mínimo bizarro. Tem um pedaço do rosto dilacerado numa pequena explosão, submete-se a um transplante facial ilegal na casa de seu vizinho cirurgião (A$AP Rocky) e envolve-se numa perseguição policial nesta trama bizarra, violenta e fantástica.



08. Charlotte Gainsbourg“Deadly Valentine”
Direção: Charlotte Gainsbourg

Charlotte Gainsbourg e o músico Dev Hynes (a.k.a. Blood Orange) interpretam um casal que vive uma relação amorosa e intensa em diversos estágios da vida. Da infância à velhice, tudo num clima de pureza e em movimentos de dança que servem para trilhar os votos de casamento abordados na composição.



07. Björk“The Gate”
Direção: Andrew Thomas Huang

Dirigido pelo colaborador de longa data Andrew Thomas Huang, o trabalho começa com a islandesa tocando flauta numa paisagem fantástica para dar início à uma série de situações fantásticas que servem para cicatrizar feridas sentimentais através de um portal prismático entre dois seres.



06. Kendrick Lamar“ELEMENT.”
Direção: Jonas Lindstroem e The Little Homies

Se na canção, Kendrick mergulha em sua jornada pessoal e tormentos familiares que moldaram sua carreira, no videoclipe suas reflexões aparecem em tomadas dosadas de sensibilidade, violência, questões sociopolíticas com crianças crescendo em subúrbios, gangues disputando espaços nas ruas e policiais corruptos num retrato pessoal ao recriar retratos clássicos de Gordon Parks (pioneiro do fotojornalismo).



05. Grimes“Venus Fly”
Direção: Grimes

Dirigido e editado pela própria artista, com o apoio da plataforma TIDAL, “Venus Fly” traz Grimes e Janelle Monáe como duas guerreiras das galáxias – ‘Mad Max’ encontra ‘Final Fantasy’ – prontas para encarar um futuro distópico num universo futurista e gótico de encher os olhos.



04. Charli XCX“Boys”
Direção: Charli XCX e Sarah McColgan

“I was busy thinking about boys”. Charli XCX assume a direção do videoclipe da canção com Sarah McColgan e convoca um time de ‘garotos’ de dar inveja à qualquer cantora pop ou publicação teen num trabalho de encher os olhos, extremamente sexy e apaixonante. Encontre o seu “boy favorito em cena” e seja feliz.


03. OK Go“Obsession”
Direção: Damian Kulash, Jr. e Yusuke Tanaka

O OK Go tem o dom de se reinventar a cada videoclipe. Após a arte da ilusão de ótica, câmera lenta e gravidade, a banda utiliza mais de quinhentas impressoras em forma de painel para colorir um cenário com papel, cores e mecânica que resultam em pura mágica de forma calculada e no tom da música. Importante notar que todo o papel utilizado na produção, patrocinada pela marca Double A, foi reciclado e sua verba entregue ao Greenpeace.



02. Jay Z“The Story of O.J.”
Direção: Mark Romanek e Jay Z

“The Story of O.J.” é uma aula de história sobre a negritude nos Estados Unidos. O trabalho subverte e graceja com tradicionais estereótipos de afro-americanos através de desenhos vintages e como isso ainda prevalece nos dias aturais. Segundo o rapper, a ideia dessas imagens é mostrar que até a mais inocente arte pode conter atos descarados de racismo em suas referências, e também, utilizar as mesmas ferramentas para combatê-lo.



01. Kendrick Lamar“HUMBLE.”
Direção: Dave Meyers e The Little Homies

Kendrick Lamar mostra o poder que o videoclipe tem em 2017 num material recheado de cenas surreais e carregadas de simbolismos como o músico com a cabeça em chamas, vestindo os trajes do Papa, deitado em pilhas de dinheiro, jogando golfe em cima de um carro, com a cabeça em chamas e tomando o lugar de Jesus Cristo na Santa Ceia para criticar temas como Deus, religião, o universo dos rappers e explorar seu crescimento pessoal em versos junto a tomadas memoráveis que cabem num pacote de gifs.