Beth Gibbons, do Portishead, lanca álbum com a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio Polonesa

Em 2014, a cantora Beth Gibbons e a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio da Polônia interpretaram a “Symphony No. 3 (Symphony of Sorrowful Songs)” (1976), de Henryk Górecki (1933 – 2010), no The National Opera Grand Theatre (Varsóvia). Com a condução de Krzysztof Penderecki, a apresentação saudada como triunfante, encontra-se disponível em vinil, CD, DVD e nas plataformas de streaming pelo selo Domino.

Quando Gibbons aceitou o convite para colaborar no projeto, a vocalista do Portishead iniciou um árduo processo para aprender polaco, língua original da peça, e colocar a carga emotiva necessária na obra.

A sinfonia é divida em três andamentos. No primeiro, um lamento atribuído à Virgem Maria escrito no século XV; no segundo, uma mensagem escrita na parede de uma cela da Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial; e, no terceiro, uma canção folclórica sobre uma mãe que procura o seu filho, assassinado durante as Revoltas na Silésia em 1919. O tema central da sinfonia é a maternidade e a separação dos entes queridos por causa da guerra.

Assista ao trailer do filme produzido pelo Instituto Nacional de Audiovisual da Polônia e dirigido por Michał Merczyński:

No final da apresentação, houve – como sempre acontece com essa peça – um silêncio fantasmagórico e quebrado, no qual toda a sala se descomprimiu. Então os aplausos, surgiram em uma ovação de pé. Uma crítica escreveu sobre “musicalidade, autenticidade e simplicidade de Beth”; outra de sua “sinceridade e franqueza”. Ela sabia sobre o que estava cantando.

O disco encontra-se disponível para audição: