Com cinco anos de atraso, M.I.A. revela videoclipe rejeitado de “Platforms”

Depois de anunciar seu projeto no Patreon, uma plataforma baseada em membros que permite aos fãs apoiarem artistas e empreendedores, M.I.A. compartilha um videoclipe inédito de “Platforms”, faixa que encerra o repertório do álbum A.I.M..

Em nota, a artista conta que o videoclipe foi realizado em 2015. Na época, Obama ainda tentava alcançar o “rebaixamento” – retirando as tropas dos EUA do Afeganistão e devolvendo o poder ao país.

“Eu vi um documentário chamado “Lago Amargo” (Bitter Lake), do diretor Adam Curtis. Seu filme conta a história de como começou o relacionamento dos EUA com o Afeganistão e como toda a confusão iniciou em primeiro lugar. Entrei em contato com Adam, contei o quanto gostei do filme, falei o que eu queria fazer e ele me enviou alguns registros em vídeo.

Na época, a artista formatou o trabalho para ser exibido como uma obra de arte em uma “plataforma”. Mas, o material final acabou rejeitado, por ser muito controverso e a empresa não querer assumir nenhum envolvimento com a peça apresentada.

“É apenas uma representação do mundo em que vivemos hoje. Está apenas olhando pela janela em um dia normal para essas pessoas. Não estou tomando partido, nem endossando ou condenando nada. É apenas um espelho. (…) Ainda rejeitado. Então aqui está. 5 anos atrasado”, declara a artista em sua conta no Patreon.

Eu quero usar essa plataforma Patreon para fazer o trabalho e ajudar outras pessoas a fazer um trabalho que pode ser simplesmente divulgado, expresso, sem restrições, sem pedir permissão, sem medo.