10 discos para ouvir hoje: Arca, HAIM, Khruangbin, Gordi, Nadine Shah, Skott e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Arca, HAIM, Khruangbin, Skott, Gordi, Nadine Shah, Louis the Child, 박혜진 Park Hye Jin, CeeLo Green e iamamiwhoami / ionnalee / Barbelle.

ArcaKiCk i
(XL Recordings)

KiCk i define uma nova era de harmonia multiplex para a artista venezuelana e uma visão do que a música pop pode soar no futuro. O disco é uma celebração não apenas da alegria que Arca encontrou na vida, mas da jornada árdua que levou para conquistá-la. As lutas para conciliar heranças latinas e identidade trans emergem nas letras e experimentações sonoras com elementos de pop, reggaeton (“Mequetrefe”), noise, eletrônica (“Time”) e psicodelia (“Nonbinary”). Com participações de Björk, ROSALÍA (“KLK”), Shygirl e SOPHIE, esta é a primeira vez que Arca convida colaboradores para oferecer uma voz de apoio em seu extravagante universo.

HAIMWomen in Music Pt. III
(Columbia)

O terceiro disco de estúdio das irmãs HAIM soa como um trabalho feliz feito por pessoas tristes, algo que reflete o que é ser jovem e viver nos dias de hoje. Temas como depressão (“I Know Alone”“Now I’m In It”), solidão e relacionamentos incertos (“The Steps”, “Dont Wanna”) refletem o universo de Women in Music Pt. III com um bocado de integridade. Na ampla paleta sonora que reúne pop, rock, jazz, folk e R&B (como na deliciosa “3am”), as garotas transportam uma natureza de obras clássicas de nomes como Joni Mitchell, Fleetwood Mac, Sheryl Crow, Tom Petty e Lou Reed (“Summer Girl”).

KhruangbinMordechai
(Dead Oceans)

O trio texano Khruangbin apresenta pela primeira vez participações vocais em quase todas as músicas, algo inovador para uma banda praticamente instrumental. É uma mudança que recompensa o risco, reorientando o som do grupo em direção a um novo senso de franqueza emocional (“So We Won’t Forget”), sem perder o espírito nômade que sempre o definiu em números tecidos pelo funk (“Time (You and I)”), dub jamaicano, soul e ritmos latinos (“Pelota”).

SkottAlways Live for Always
(Dollar Menu)

Quatro anos depois de mostrar o single de estreia “Porcelain” e arrancar elogios de Lorde, a cantora, compositora e produtora sueca Skott, conhecida pelo seu pop eletrônico gracioso e folclórico, lança o aguardado disco de estreia. Always Love for Always é um parque de diversão de sons sombrios, universos fantasiosos e canções introspectivas (“Amelia”) que soam como feitiços aos ouvidos (“Bloodhound”).

GordiOur Two Skin
(Jagjaguwar)

Em Our Two Skin, a australiana Sophie Payten (a.k.a Gordi), colaboradora de nomes como Bon Iver e Troye Sivan, expõe uma complexa coleção de canções folk, pop e baladas introspectivas de amor, família, perdas (“Sandwiches”), sexualidade e auto-aceitação (“Aeroplane Bathroom”). A maior força do registro é a capacidade de transformar detalhes íntimos em letras poéticas e evocativas pela voz direta e melancólica de Payten.

Nadine ShahKitchen Sink
(BMG)

Com a mesma determinação feroz e voz distinta dos materiais anteriores, a inglesa Nadine Shah retorna com seu art rock, um híbrido de PJ Harvey e Nick Cave, numa meditação sobre a feminilidade moderna. Com olhos em seu universo particular, Kitchen Sink explora a própria história da artista como uma mulher na casa dos 30 anos e as pressões e expectativas sociais (“Ladies For Babies (Goats for Love)”) que a acompanham.

Louis the ChildHere for Now
(Interscope)

O Louis the Child, dos produtores eletrônicos Robby Hauldren e Frederic Kennett, apresenta o aguardado disco de estreia na companhia de um seleto grupo de convidados para acalorar (“Nobody Like You”) e acrescentar identidade na coleção de números pop descomplicados, coloridos e radiofônicos elaborados pela dupla. Destaque para as contribuições de nomes como Foster the People, Vera Blue, Bob Moses Duckwrth no material.

박혜진 Park Hye JinHow Can I
(Ninja Tune)

A cantora, compositora e produtora sul-coreana 박혜진 Park Hye Jin atravessa pelo house, techno, rap, footwork, jungle (“NO”) neste segundo EP solo. Brinca com sintetizadores exuberantes (“Like This”), destaca seus vocais hipnóticos – meio cantados / falados em coreano e inglês – e supera os próprios limites com uma variedade de estruturas sonoras ao longo das produções.

CeeLo GreenCeeLo Green is… Thomas Callaway
(BMG)

Produzido por Dan Auerbach (do The Black Keys), CeeLo Green is… Thomas Callaway é um resgate das memórias e sentimentos de um jovem CeeLo Green. A escolha de colocar o nome de nascença no título da obra reflete a atmosfera emotiva e nostálgica que envolve o registro. Com sonoridades do soul (“Lead Me”), gospel e de Nashville, o trabalho é um aceno à história e às raízes do artista.

iamamiwhoami, ionnalee & BarbelleKRONOLOGI
(To Whom It May Concern)

A artista sueca Jonna Lee, conhecida pelos projetos audiovisuais iamamiwhoami e ionnalee, lança uma coleção de versões alternativas, demos e materiais inéditos na companhia do produtor Barbelle. KRONOLOGI é uma comemoração aos 10 anos do projeto de Lee, que teve suas celebrações e shows cancelados por conta da pandemia do novo COVID-19, e serve de trilha sonora para o isolamento social dos fãs.