Sufjan Stevens lança a faixa épica “America” para divulgar o álbum ‘The Ascension’

Sufjan Stevens apresenta a primeira faixa de trabalho do álbum The Ascension, o sucessor de Carrie & Lowell e do projeto colaborativo Aporia com Lowell Brams, programado para chegar às ruas no dia 25 de setembro pelo selo Asthmatic Kitty.

“America”, uma canção de protesto contra a doença da cultura americana em particular de acordo com o artista, revela-se um número épico em seus mais de doze minutos de duração. São texturas eletrônicas experimentais – com traços do álbum The Age of Adz – orquestrações, coros e Stevens dando voz a um país em declínio.

Se o último álbum de Sufjan, Carrie & Lowell, era sobre a morte da mãe e o efeito psicológico que teve sobre ele, “America” ​​parece ser sobre o fenecimento de um país e o impacto deste para uma nação inteira como revela em versos “não façam comigo, o que vocês fizeram com a América (…) eu te amei, eu sofri / tenho vergonha de admitir que não acredito mais”.

Em nota, Stevens conta sobre a faixa que gravou durante as sessões de Carrie & Lowell:

“Fiquei pasmo com a música quando eu a escrevi. Porque parecia vagamente mesquinha e a quilômetros de distância de tudo o mais em ‘Carrie & Lowell’. Então eu arquivei. Mas quando eu desenterrei a demo alguns anos depois, fiquei chocado com a presciência. Eu não podia mais descartá-la como irritada e simplória. A música estava claramente articulando algo profético e verdadeiro, mesmo que eu não tivesse conseguido identificá-lo na época. Foi quando vi um caminho claro em direção ao que tinha que fazer a seguir”.