Massive Attack lança o EP audiovisual ‘Eutopia’

O Massive Attack lança o EP Eutopia, o primeiro desde Ritual Spirit de 2016. Inspirado no livro Utopia, de Thomas More, o compacto conta com três faixas apresentadas por Algiers, Saul Williams e Young Fathers, juntamente com três oradores políticos: Christiana Figueres, que escreveu o Acordo Climático da ONU em Paris; o economista e teórico da renda básica universal Guy Standing; e Gabriel Zucman, professor por trás da política de “imposto sobre a riqueza” na América.

Criados durante o isolamento, os vídeos e as músicas abordam a necessidade de mudança global por meio de imagens do artista de IA Mario Klingemann.

Massive Attack disse em um comunicado de imprensa:

“O isolamento expôs os melhores aspectos e as piores falhas da humanidade. Esse período de incerteza e ansiedade nos forçou a meditar na necessidade óbvia de mudar os sistemas prejudiciais pelos quais vivemos. Ao trabalhar com três especialistas, criamos um diálogo sonoro e visual em torno dessas questões estruturais globais; sob a forma de emergência climática, extração de paraísos fiscais e renda básica universal.

O espírito deste EP, seus elementos e ideias não têm nada a ver com noções ingênuas de um mundo ideal e perfeito, e tudo a ver com a necessidade urgente e prática de construir algo melhor. Nesse sentido, ‘Eutopia’ é o oposto de um erro de ortografia”.