TOP 50 de discos de 2005 – # 31-40

#31. The Russian Futurists
(Our Thickness)

O terceiro disco do The Russian Futurists (ou melhor de Mathew Adam Hart, assumindo mais uma vez a missão sozinho) é uma delícia pop não-descartável que os admiradores do gênero devem correr atrás. Talento é o que não falta ao compositor que demonstra um trabalho conciso e pegajoso desde a primeira canção. O mérito é todo de Hart que traz na bagagem influência de discos dos Beatles e do Beach Boys nos quais busca sua sonoridade.

Dica de download: “Paul Simon” ()

#32. Broken Social Scene
(Broken Social Scene)

Dica de download: “Swimmers” ()

#33. Ani DiFranco
(Knuckle Down)

Descrever Ani DiFranco não é tarefa fácil. Porém, se fosse para definir o seu violão, base das melodias de Knuckle Down, a palavra “virtuosidade” ganharia nova perspectiva. Este encontra-se presente nos momentos eficientes (“Knuckle Down”, a música), tenebrosos (“Callous”) e instrospectivos (“Studying Stones”) do disco. Diferencia-se dos trabalhos anteriores por apresentar mais ação e menos enrolação.

Dica de download: “Studying Stones” ()

#34. Sigur Rós
(Takk…)

Dica de download: “Hoppípolla” ()

#35. The Bravery
(The Bravery)

Os anos 80 estão cada vez mais próximos, musicalmente falando, e mais um exemplo é o som do The Bravery. Em seu primeiro disco apresentam refrões recheados de influências que vêm do New Order e Duran Duran. E busca inspiração em bandas recentes como o Franz Ferdinand e The Strokes com pitacos de The Killers. “Electro-alt-rock” de potencial demonstrado na voz mutável de Sam Endicott.

Dica de download: “Fearless” ()

# 36. Emiliana Torrini
(Fishermans Woman)

Dica de download: “Heartstopper” (MP3)

#37. Tori Amos
(The Beekeeper)

Evidências dos trabalhos anteriores estão aqui, principalmente de Boys for Pele e Under the Pink – podendo ainda ser exagero dizer que a faixa título carrega ares do álbum To Venus and Back. Para uma artista do calibre de Tori Amos, os anos de carreira contribuiram para que ela faça do seu jeito o que sabe: cantar, tocar e compor. The Beekeeper encontra bons momentos na participação do afamado Damien Rice (“The Power of Orange Knickers”), no improviso de “Hoochie Woman”, na energia da banda em “Mary of the Seas” e no piano solo de “Original Sinsuality”.

Dica de download: “Hoochie Woman” ()

#38. Beck
(Guero)

Dica de download: “Que Onda Guero” ()

#39. Hard-Fi
(Stars of Cctv)

Gravado com o dinheiro da banda, Stars of CCTV recebeu mais atenção do que Richard Archer, líder do Hard -Fi, esperava. A combinação árdua de punk, funk e ska chamou a atenção do público e da crítica, em letras que envolvem a vida difícil (“Cash Money”), êxtase na cidade (“Living for the Weekend”) e amigos que vão à guerra de Blair (“Middle Eastern Holiday”). Resultado: uma indicação ao Mercury Prize, um dos mais importantes prêmios musicais da Europa. Nada mal para uma banda que era até então independente e pagou as suas próprias contas no estúdio.

Dica de download: “Tied Up too Tight” ()

#40. Coldplay
(X & Y)

Dica de download: “Talk” ()