TOP 50 de discos de 2006 – # 21-30

#21. The Knife
(Silent Shout)

O pop esquizofrênico dos irmãos Karin e Olof Dreijer é uma mistura de gêneros e artistas eletrônicos repleto de estranhezas sonoras. Momentos de espanto não faltam nas onze faixas de Silent Shout. Os vocais robóticos e distorcidos somados aos sintetizadores permitem que a parte mais humana, deste trabalho sombrio, apareça na participação de Jay Jay Johansson (“Marble House”).

Dica de download: “We Share Our Mother’s Health” ()

#22. Danielson
(Ships)

Dica de download: “Did I Step On Your Trumpet” ()

#23. The Decemberists
(The Crane Wife)

Conhecidos pelo seu “pop de câmara” e um folk com base na voz e violão, os companheiros de Colin Meloy conduzem esse quarto álbum – e o primeiro lançado em uma grande gravadora – com muito fôlego e pretensão em faixas épicas (exemplo de “The Island: Come and See/The Landlord’s Daughter/You’ll Not Feel the Drowning”). Destaque na participação de Laura Veirs na bela e melódica “Yankee Bayonet (I Will be Home Then)”.

Dica de download: “O Valencia!” ()

#24. Beck
(The Information)

Dica de download: “Cell Phone’s Dead” ()

#25. Yeah Yeah Yeahs
(Show Your Bones)

A expectativa neste segundo trabalho do Yeah Yeah Yeahs era grande. Em Show Your Bones, o grupo investe num som mais limpo do que na estréia (Fever to Tell), mantendo as composições em excelente forma. A bateria de Brian Chase acompanha de forma ágil as variações de tempo, enquanto a guitarra de Nick Zinners enfeitiça com o ingrediente principal: o vocal de Karen O.

Dica de download: “Cheated Hearts” ()

#26. Cold War Kids
(Robbers & Cowards)

Dica de download: “Hang Me Up to Dry” ()

#27. Pete Yorn
(Nightcrawler)

O pop rock de Pete Yorn ainda não arrecadou grandes fãs. Neste terceiro álbum está mais maduro do que nos discos anteriores. Encontra-se musicalmente na parceira de Dave Grohl – do Foo Fighters, tocando bateria na faixa “For Us”, e na companhia das garotas do Dixie Chicks no pop-folk de “The Man”.

Dica de download: “For Us” ()

#28. Sonic Youth
(Rather Ripped)

Dica de download: “Incinerate” ()

#29. Zero 7
(The Garden)

Com dois ótimos trabalhos no currículo, o duo formado por Sam Hardaker and Henry Binns entrega mais um material de pura leveza sonora. A faixa de abertura “Futures”, com a participação de José González, a atmosfera eletrônica de “Throw It All Away” e o soul urbano de “The Pageant of the Bizarre” apresentam particularidades do universo do Zero 7.

Dica de download: “Throw It All Away” ()

#30. The Strokes
(First Impressions of Earth)

Dica de download: “You Only Live Once” ()