Depois de Radiohead e R.E.M., Stereogum lança tributo à Björk

Stereogum Presents... Enjoyed: A Tribute to Björk's PostO pessoal do Stereogum tem o hábito de prestar tributo, com suas coletâneas, a artistas consagrados. Ou melhor, aos seus discos homônimos. Na lista de contemplados estão os clássicos Automatic for the People do R.E.M. (com Drive XV: A Tribute to Automatic for the People) e OK Computer do Radiohead (com OK X: A Tribute to OK Computer).

A novidade fica por conta dos artistas, geralmente alternativos, que adaptam as canções ao seu estilo. A homenageada da vez é Björk.

A escolha não poderia ser mais óbvia do que o seu Post, de 1995. Segundo o pessoal do site, é o álbum culminante na carreira da artista e carregado de clássicos. Nomes bacanas adaptaram a obra da islandesa em Enjoyed: A Tribute to Björk’s Post.

Stereogum Presents... Enjoyed: A Tribute to Björk's Post

As releituras são o grande destaque. “Army of Me” ganha uma versão enclausurada nos sintetizadores pelo Liars, “Hyperballad” encontra serenidade no folk do Dirty Projectors, a versão do High Places para “The Modern Things” poderia encaixar-se facilmente em Volta, a cantora Bell e sua lisergia eletrônica fazem jus à clássica “It’s Oh So Quiet”, “Isobel transforma-se numa peça nonsense da cabeça do Xiu Xiu, enquanto o Atlas Sound passeia musicalmente com sua criação em “Headphones”.

O resultado é bastante satisfatório e o povo do Stereogum (super gente fina) disponibiliza todas as faixas para download. A alegria geral fica pela não presença de Timbaland no projeto.

Download aqui (clique com o botão direito do mouse e selecione “salvar destino como…”)