Review: Haim – ‘Days Are Gone’

Haim - Days Are GoneAs irmãs Danielle, Alana e Este (a.k.a. Haim) passaram um ano soltando prévias musicais para moldar o seu registro de estreia (Days Are Gone) desde o estouro de “Forever” e o resultado é uma delícia power pop por completo em seu apanhado de referências.

O material produzido por Ariel Rechtshaid (Vampire Weekend, Charli XCX) e James Ford (Florence and the Machine, Arctic Monkeys) permite as garotas a encontrarem o equilíbrio entre o cenário indie rock e o R&B, sem perder no caminho as comparações e inspirações de longa data que vão de Fleetwood Mac a TLC.

A faixa título “Days Are Gone”, com seus leves sintetizadores de aura oitentista, soa como uma composição moldada pelo produtor Blood Orange para ser apresentada aos quatro cantos por Solange através de um baixo desenhado na companhia de vocais agudos, enquanto que “My Song 5” com suas batidas espaçadas e backing vocals dinâmicos depara-se com o universo R&B representado pelos grupos de garotas dos anos 90 com um leve tempero de Justin Timberlake.

“Let Me Go” é construída em vocais ressentidos e ganha vida numa batalha selvagem e dramática de percussão e riffs de guitarra para representar uma relação de abandono (“you know I’m nothing without your love, no … I’m not one for leaving”); o jogo inverte-se em “Honey & I”, que é como um balde de água fria num ex-namorado nos versos “Honey, I’m not your honey-pie”, como se estivessem supervisionadas musicalmente por Joni Mitchell.

Haim

Com melodias moldadas pelos anos 80 através de referências modernas (“If I Could Change Your Mind”), vigor pop (“Don’t Save Me”), percussões envolventes ao ponto de revolucionar estádios (como em “The Wire” movimenta pela fórmula cativante de “Rock’n’Roll (part I & II)” de Gary Glitter) e refrões viciantes (“never look back, never give up” em “Falling”), as garotas evocam um espírito juvenil despretensioso em suas composições.


Clipe de “The Wire”

Days Are Gone é uma homenagem a diversos gêneros da música com espírito espontâneo em suas harmonizações vocais (“Go Slow” e “Running If You Call My Name”) e melodias cativantes, em busca de uma sonoridade própria, prontas para fazer qualquer mortal se apaixonar por estas meninas.

Dicas de download: “Let Me Go”, “My Song 5” e “The Wire”