#41. Katy B
(Little Red)
A ruivinha Katy B investe no deep house com doses de R&B, drum’n’bass e pegada groove dos anos 90 em seu segundo registro de estúdio que conta com participações significativas da talentosa Jessie Ware (em “Aaliyah”) e Sampha (em“Play”) para equilibrar momentos de euforia (“I Like You” e “Emotions”) e sentimentais (“Crying For No Reason” e “Still”) nesta avalanche sentimental como uma noite de desilusões e amores numa festa (com o dia seguinte para lembrar) entre amigos.


(Wonder Where We Land)
O mascarado produtor Aaron Jerome (a.k.a. SBTRKT), com sua eletrônica experimental e infestada de sensibilidade, vem acompanhado de nomes como Ezra Koenig (do Vampire Weekend) no funky groove tribal “New Dorp, New York”, Caroline Polachek (do Chairlift) em “Look Away”, A$AP Ferg e o Warpaint na rap-jazz “Voices in My Head”, o rapper Raury na narcótica “Higher”, Jessie Ware em “Problem (Solved)” e Sampha na primorosa balada ao piano “If It Happens” nesta jornada artística que é Wonder Where We Land.
Dica de download: “If It Happens” ()


(Nikki Nack)
A cantora/multi-instrumentista Merrill Garbus é cercada de pop experimental selvagem (“Find a New Way”) e viciante (“Water Fountain”) para moldar o seu terceiro disco de estúdio com efeitos digitais caóticos (“Stop That Man”), influência afrobeat e temas sócio-políticos em suas composições (“Real Thing” e “Manchild”). É como um choque do universo caótico do Animal Collective com a vertente harmoniosa eufórica do Fiery Furnaces numa floresta multicolorida para formar o ritual criativo (“Rocking Chair”) de sua idealizadora.
Dica de download: “Water Fountain” ()


(G I R L)
Pharrell Williams investe em si e apresenta o registro solo G I R L com a mesma qualidade pop viciante costumeira que produz seus amigos. Com influência soul, o músico navega na cena R&B dos anos 60, funk disco dos 70 (“Gust of Wind” e o DNA de “Upside Down” de Diana Ross em “Hunter”) e colhe essência pop do início dos 80 com uma sonoridade moderna acompanhado de gente poderosa como Daft Punk, Justin Timberlake, Alicia Keys, Miley Cyrus, entre outros.


(Nabuma Rubberband)
A mistura synthpop, soul e trip hop ágil dos suecos do Little Dragon e o vocal suave fofo de Yukimi Nagano não permitem que a tristeza e desilusões amorosas das composições se apropriem de seu ouvinte nas batidas uptempo (“Klapp Klapp”), sintetizadores carregados (“Killing Me”) e eletro groove sintetizado (“Paris”) em Nabuma Rubberband. Para um trabalho que inicia com you know you’re making me mad”, o quarteto lida muito bem com o sentimento de fraqueza e pronto para balançar o esqueleto e deixar o coração confortável.


(Michael)
Chaz Bundick (o Toro Y Moi) lança o disco de estreia do projeto eletrônico Les Sins com influência house e techno (“Talk About” e “Bellow”) com elementos do funk e disco groove (“Sticky”) pronto para aquecer as pistas de dança mais ecléticas. Michael é descompromissado e tranquilo nas mãos de Bundick que entrega um resultado no mínimo animador e satisfatório ao seu ouvinte e distante do seu famigerado Toro Y Moi.


(Rush Midnight)
Com sintetizadores que flertam com o espírito funky oitentista (“Closer” e “I Was Myself”) através de baixos grooveados (“Fix Me Up”) e melodias sedutoras (“In Your Room” e “Too Late”), a estreia de Manning – ex-baixista de Twin Shadow – proporciona uma experiência prazerosa e de sensações apropriadas para um fim de noite em boa companhia.


(Seeds)
Em Seeds, o TV on the Radio está disposto a agradar seus antigos fãs e conquistar novos com uma sonoridade mais acessível (“Happy Idiot”) sem perder o charme caótico de suas melodias ao deparar-se com uma parede de sintetizadores (“Careful You”) e guitarras furiosas (“Lazerray) para lidar com a morte do baixista/produtor Gerard Smith ou temáticas amorosas/existenciais (“Could You”/“Trouble”).
Dica de download: “Happy Idiot” ()


(They Want My Soul)
O Spoon traz elementos de seu rock eclético (“Rent I Pay”) adquiridos em vinte anos de banda e constrói texturas e melodias meticulosas com sabor pop (“Do You” e “Let Me Be Mine”) num trabalho que soa ainda original e autêntico, mesmo quando traz na bagagem uma roupagem dos projetos paralelos de seus integrantes – como é o caso de “New York Kiss” com DNA do Divine Fits de Britt Daniel.
Dica de download: “Rent I Pay” ()


(Diploid Love)
A riot girl Brody Dalle (ex-Distillers) lança o seu primeiro disco como solista equilibrando agressividade punk rock em melodias explosivas de atitude (“Don’t Mess with Me”) e guitarras distorcidas (“Parties For Prostitutes”) guiadas pelo vocal rasgado da cantora que se mostra confiante no material solo que entrega e ainda acompanhada de Shirley Manson (do Garbage) e Emily Kokal (do Warpaint) em “Meet The Foetus / Oh The Joy”.