TOP 10: EPs de 2015

#01. FKA twigs
(M3LL155X)

Após o lançamento do álbum de estreia LP1, a cantora/produtora Tahliah Barnett (a.k.a. FKA twigs) volta com o EP surpresa M3LL155X, co-produzido por BOOTS. Com seus beats cronometrados e pulsantes, sintetizadores distorcidos, eletrônica R&B expansiva e aura sexy sinistra – nos sussurros ameaçadores de Barnet -, o trabalho aumenta os parâmetros inventivos do pop hipnótico e meticuloso da artista cercada por temas como feminismo, sexo, submissão e poder. E sem necessariamente buscar ser acessível.

Dica de download: “In Time” ()


#02. Tei Shi
(Verde)

Valerie Teicher (a.k.a. Tei Shi) soa como uma sereia de canto mágico e sedutor acompanhada de sintetizadores oitentistas viciantes (“Bassically”), eletrônica mínima com baixo eficaz e guitarras ecoantes (“See Me”), aura pop e R&B encantadora (“Go Slow” e “Get It” em que soa como um encontro amigável entre Solange, FKA twigs e SZA) num trabalho sentimental e emblemático produzido por Luca Buccellati.

Dica de download: “Bassically” ()


#03. Kelela
(Hallucinogen)

A cantora R&B Kelela demonstra facilidade para flertar com a eletrônica esquiva de “A Message”, canção co-escrita pelo venezuelano Arca e co-produzida ao lado de BOOTS, pular para o pop à la Janet Jackson em “Rewind”, entregar-se a beats eufóricos em “The High” e mostrar-se serena na balada “All The Way Down” para manifestar seus relacionamentos intensos de forma confiante.

Dica de download: “A Message” ()


#04. NAO
(February 15)

O pop neo soul de NAO combina a excelência R&B e pop de Mary J. Blige e AlunaGeorge através de sua musicalidade eletro funk robusta (“Inhale Exhale” que soa um hit certeiro de Jai Paul), emotiva (“Apple Cherry”), groove rock suntuosa (“Golden”) e envolvente (“Zillionaire”) percorridas com seu vocal cristalino.

Dica de download: “Zillionaire” ()


#05. Jack Ü
(Skrillex & Diplo Present Jack Ü)

Os inquietos Diplo e Skrillex chocam seus universos na companhia de amigos neste Jack Ü. Com sua mistura fina de dance, trap, moombahton, pop, dubstep e house, os produtores aparecem na companhia de Kieza (“Take Ü There”), o rapper 2 Chainz (“Febreze”), o AlunaGeorge (“To Ü”), o astro teen Justin Bieber (“Where Are Ü Now”), a talentosa Missy Elliott (no remix de “Take Ü There”), entre outros com muita informação musical em jogo e administradas com perfeição.

Dica de download: “Take Ü There” ()


#06. Annie
(Endless Vacation)

Endless Vacation tem o sabor nostálgico dos verões dos anos 90. Seja explorando o house tropical em “Cara Mia”, territórios da eurodance em “Dadaday”, no dance groove à la RuPaul de “WorkX2” ou na atmosférica “Out Of Reach” – namoricando com uma produção sexy do Enigma -, a doce Annie celebra a temporada mais quente do ano do seu jeito.

Dica de download: “WorkX2” ()

#07. Class Actress
(Movies)

O Class Actress com a mão amiga do lendário Giorgio Moroder, como produtor executivo de Movies, apresenta um apanhado de composições sedutoras com elementos dançantes (“High On Love”) e atmosfera sexy noir (“More Than You”) para acompanhar seu synthpop glamouroso e contos de luxúria (“GFE”) inspirados pelos anos 80.

Dica de download: “More Than You” ()


#08. TĀLĀ
(Malika)

A produtora/cantora londrina TĀLĀ segue explorando as raízes iranianas em sua eletrônica eclética e em Malika, o sucessor do EP Alchemy, conta com um renomado grupo de produtores, rappers, cantores (como BANKS em “Wolfpack” e as Wa$$up em “Tell Me”) e instrumentistas de todas as partes do mundo – do Egito à Coreia – para conceber um trabalho rico e abrangente em termos culturais.

Dica de download: “Wolfpack” ()


#09. Robyn & La Bagatelle Magique
(Love Is Free)

O projeto Robyn & La Bagatelle Magique, da cantora Robyn na companhia do (falecido) produtor Christian Falk e o tecladista Markus Jägersted, é um verdadeiro encontro de amigos. A eletrônica new wave explosiva de “Set Me Free”, a eletro-conga frenética de “Love Is Free” ou o groove upbeat “Tell You (Today)”, um cover de Arthur Russell com instrumentos de sopro marcantes, são envolvidas de uma deliciosa e eficiente despretensão.

Dica de download: “Set Me Free” ()


#10. Noonie Bao
(Noonia)

Depois de colaborar com diversos artistas da cena pop, de Charli XCX a Avicii, a sueca Noonie Bao investe em sua própria carreira e apresenta o EP Noonia. “Pyramids” que soa como um encontro glamouroso de Robyn com Cyndi Lauper, “I’m In Love” com a força da eletrônica eclética de Oh Land e a balada pop reggae sobre uma garota obsessiva em “Criminal Love” resultam num trabalho triunfante e que não deve descansar no álbum que a artista prepara para o próximo ano.

Dica de download: “Pyramids” ()