Dez músicos que você só conhece por causa da Internet

Reprodução

Lançar uma carreira musical não é a tarefa mais fácil do mundo. Um grande número de cantores, cantoras e bandas tentam chamar a atenção de grandes gravadoras e acabam sem o êxito esperado. Os artistas desta lista buscaram projeção pela via alternativa da Internet. Muitos não sabem, mas estrelas como Lily Allen, Lana Del Rey, Justin Bieber, Mallu Magalhães e The Weeknd começaram a carreira no Youtube e MySpace. Confira:


01. Lana Del Rey

Com um clipe caseiro da faixa “Video Games”, a cantora Lana Del Rey – que já tinha tentado uma carreira sem sucesso como Lizzy Grant – conquistou uma legião de fãs e a atenção da mídia. Inicialmente, sua gravadora havia recusado lançar a canção por achar que tinha pouco apelo comercial. Inconformada, ela dirigiu e editou um videoclipe vintage com cenas dela cantando em frente a uma câmera e uma série de vídeos antigos extraídos da Internet. Após disponibilizar o trabalho no YouTube, a sexy e dramática balada fez a carreira da artista decolar e dar início ao processo do álbum Born to Die.


02. The Weeknd

O Youtube também foi um importante aliado para que Abel Tesfaye pudesse ser conhecido internacionalmente como The Weeknd. Em 2010, após produzir algumas faixas de R&B em parceria com o produtor Jeremy Rose, Tesfaye se viu sem meios de divulgação, já que Rose não quis assumir a autoria do material.

Na tentativa de mostrar seu trabalho, ele publicou três canções no Youtube, usando o codinome The Weeknd. “What You Need”, “Loft Music” e “The Morning” chamaram a atenção do rapper Drake, que divulgou as músicas em seu blog e abriu caminho para as mídias tradicionais, como o jornal The New York Times


03. Justin Bieber

Justin Bieber mostrou talento para a música, desde a infância, quando já tocava bateria e violão aos seis anos de idade. Aos doze, participou de um concurso de talentos em Stratford, Ontário, onde cresceu. Em 2007, aos treze, Bieber e a mãe postaram alguns vídeos de apresentações do cantor mirim no Youtube, para mostrar os talentos do garoto aos parentes que moravam longe. Os vídeos — covers de grandes astros da música como Justin Timberlake, Michael Jackson, entre outros — começaram a ser compartilhados pelos amigos e familiares, até chegarem aos olhos do executivo da So So Def Recordings que encontrou o cantor adolescente e, com a ajuda de Usher, conseguiu um contrato com a Island Def Jam.


04. Mallu Magalhães

Mallu Magalhães buscou a rede mundial de computadores para divulgar seu trabalho, em 2007, quando tinha apenas 15 anos. Instrumentista autodidata, juntou dinheiro para gravar quatro músicas e disponibilizou o material na rede MySpace. Nessa empreitada, ganhou destaque com “Tchubaruba”, “J1” e “Get to Denmark”, chamando atenção da cena musical alternativa paulistana.

Não demorou para Mallu começar a participar de festivais brasileiros de música independente, atraindo os olhares da imprensa especializada. Em 2008, gravava seu primeiro de quatro álbuns de estúdio.


05. Clarice Falcão

Clarice Falcão debutou duas vezes na Internet. Em 2007, no início de sua carreira como atriz, atuou no curta ‘Laços’, roteirizado por Adriana Falcão, premiado pelo Google como o filme mais visto na web. Dali em diante, ganhou notoriedade e emendou trabalhos no cinema e na televisão, até fazer parte do elenco do ultra-viral ‘Porta dos Fundos’. Foi no canal que Clarice lançou sua carreira de cantora, em 2012, quando divulgou o clipe de “Oitavo Andar (Uma Canção Sobre o Amor)”, que atualmente conta com mais de 11 milhões de views.

A projeção deu a Clarice a independência para se lançar como um verdadeiro fenômeno da música hipster brasileira.


06. Lily Allen

Lily Allen começou sua carreira em 2002 e passou por três gravadoras antes de fazer sucesso. Em 2005, após assinar com a Regal Recordings, conseguiu produzir um álbum completo, que ficaria sem divulgação, já que o selo estava focado em lançar discos das bandas Coldplay e Gorillaz. Sem o apoio, a cantora e compositora recorreu à Internet, criou uma conta no MySpace e publicou algumas músicas. O sucesso foi tanto que a gravadora precisou lançar às pressas algumas cópias de “LDN”, canção que no ano seguinte aparecia no álbum de estreia Alright, Still.


07. Alessia Cara

Antes de colocar o seu disco de estreia Know-It-All nas lojas, a canadense Alessia Cara batalhou e investiu com seu talento em uma série de vídeos na Internet. Aos dez anos, começou a tocar guitarra e aprendeu sozinha diversas canções. Aos treze, começou seu próprio canal no YouTube, onde publicava covers de seus artistas favoritos em versões acústicas.

Com a popularidade e grande aceitação dos vídeos, o selo Def Jam acolheu a pequena artista e apostou suas fichas na carreira de Cara que entregou o incrível single “Here” como primeiro gostinho de um futuro promissor.


08. Chloe x Halle

Com seu pop soul apurado, as irmãs Chloe e Halle Bailey (a.k.a. Chloe x Halle) começaram um canal do YouTube cantando músicas de artistas como Rihanna, Miguel, Solange, Katy Perry, entre outros. Mas, foi quando cantaram “Pretty Hurts” e a dona da canção – a diva pop Beyoncé – colocou os olhos nas meninas que elas conquistaram um contrato com o selo Parkwood Entertainment (da própria Bey) e lançaram o EP de estreia Sugar Symphony.


09. Arctic Monkeys

Em 2002, o Arctic Monkeys começou suas atividades e alcançou o sucesso graças aos primeiros fãs que compartilhavam as canções de CDs demo através de uma conta criada (e sem conhecimento da banda) no MySpace. Não demorou muito para a turma de Alex Turner viralizar no mundo digital, conquistar a mídia especializada e vir com força bruta com o single “I Bet You Look Good on the Dancefloor” lançado pelo selo alternativo Domino Records.


10. Skrillex

Sonny Moore usa seu laptop para ser um dos grandes nomes da música eletrônica. Após sair da banda post-hardcore From First To Last em 2007, ele precisava investir em sua carreira solo e adotou o nome artístico Skrillex. Em 2010, lançou o primeiro EP My Name Is Skrillex para download gratuito no Myspace. Com o crescimento do seu público nas redes, o artista lançou mais dois compactos e garantiu uma série de apresentações em clubes noturnos na medida que suas músicas espalhavam-se mundo a fora. Em pouco tempo, ele obteve reconhecimento, indicações ao Grammy e passou a ser um dos nomes de maior destaque na cena da música eletrônica.


Você também pode descobrir novos talentos, navegando pelo Youtube. Mas para pular de um vídeo para outro sem interrupções, precisa ter Internet boa. A Claro e a NET se juntaram para oferecer a melhor conexão banda larga do mercado. Com os Combos Claro​ e os ​Combos NET, você tem liberdade para assistir aos vídeos mais legais da internet sem dor de cabeça! Assine já ​a melhor Internet do mercado!​