Curso Politizando Beyoncé faz parte da edição do Festival Mix Brasil

Através de seus discos BEYONCÉ e Lemonade, a artista pop norte-americana Beyoncé virou a indústria audiovisual de cabeça pra baixo: revolucionou a forma como se lança discos no contemporâneo, influenciou largamente uma geração de artistas e reeditou para sempre o lugar das mulheres negras e pessoas LGBTQIA+ no imaginário coletivo.

Politizando Beyoncé, projeto criado pelo filósofo e pesquisador Ali Prando, é uma das atrações do Festival Mix Brasil 2019. O curso utiliza a estética da artista pop mais aclamada da década para criar pontes entre filosofia feminista e contemporânea, além de intersecções entre conceitos formulados por pensadores como Achille Mbemb e Judith Butler com a obra da cantora, principalmente durante sua fase Lemonade.

Questionado a quem o curso é direcionado especificamente, Prando responde que tem como objetivo desvendar várias inquietações que foram aparecendo em seu caminho. Seu contato com movimentos feministas e o universo da cultura pop, fez-o perceber que esses mundos nunca se misturavam aqui no Brasil, diferente do que acontece no exterior.

“A cultura pop nos informa em que sociedade estamos inseridos, e é justamente ela que também pode nos fazer imaginar e construir outros imaginários, outros universos possíveis”.

Não é necessário ser grande conhecer de nomes da filosofia para participar. Nesse sentido, o curso é para “todes” que tenham interesse em cultura pop, filosofia contemporânea e filosofia feminista. Prando comenta que tem como intenção discutir os conceitos primordiais de nomes da filosofia contemporânea e mensurar a elasticidade política da estética tecida por Beyoncé principalmente nessa década, onde a artista tem feito referências a nomes do cânone-europeu artístico, tais como Michelangelo, Magritte, e também ao movimento feminista, aos Panteras Negras, Chimamanda Adichie e Angela Davis.

A pergunta que fica é. O que Beyoncé está querendo nos dizer com o universo linguístico construído por ela? Quais são as potências de sua arte? Seria ativismo, entretenimento, hackeamento? Essas são algumas questões perpassadas pelo curso.

Serviço:

Politizando Beyoncé: Lemonade | Festival Mix Brasil
Por: Ali Prando (@discopunisher)
Data: 19/11/2019
Horário: 18h às 22h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado | Centro Cultural da Diversidade
Rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi.
Facebook: Festival Mix Brasil | Politizando Beyoncé