9 discos para ouvir hoje: Austra, Ghostpoet, Gilberto Gil & BaianaSystem, Car Seat Headrest e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Austra, Joan As Police Woman, Drake, Ghostpoet, Damien Jurado, Pure X, Gilberto Gil, BaianaSystem, Car Seat Headrest e Chicano Batman.

AustraHiRUDiN
(Domino Records)

O ato art pop eletrônico do Austra, comandado por Katie Stelmanis, traça uma jornada profundamente pessoal em direção à regeneração ao interpelar as consequências de relacionamentos tóxicos (“Anywayz”), separações (“Mountain Baby”) e inseguranças (“Risk It”) ao longo do caminho. Enquanto o terceiro álbum, Future Politics, estava preocupado com as estruturas externas de poder que moldam a sociedade, HiRUDiN mira para sentimentos internos. Nomeado pela substância liberada por sanguessugas, o anticoagulante mais potente do mundo (hirudina), o disco trata da importância de curar a si mesmo, deixando de lado influências nocivas e encontrando o poder de se reconstruir, explorando os desejos mais íntimos.

Joan As Police WomanCover Two
(Sweet Police / PIAS)

A cantora e multi-instrumentista Joan Wasser (a.k.a. Joan As Police Woman) lança o segundo álbum de covers da carreira. Disseca as músicas originais e explora as suas essências sentimentais para revela-as em novos números tocantes acalentados pelo pop, o rock e o jazz. Entre as versões entregue por Wasser estão clássicos de Prince (“Kiss”), Blur (“Out of Time”), OutKast (“Spread” com a participação de Me’Shell Ndegéocello), Cass McCombs (“Not the Way”), The Strokes (“Under Control”), entre outros.

DrakeDark Lane Demo Tapes
(OVO / Republic Records)

Meio que de surpresa, o canadense Drake lança a mixtape Dark Lane Demo Tapes com participações especiais de Playboi Carti, Future, Young Thug, Chris Brown e outros amigos. O trabalho vem com algumas canções já conhecidas (“Toosie Slide”), mas o destaque mesmo fica por conta de faixas que os fãs pediam após ouvirem prévias nas lives no Instagram, outras vazadas na Internet ou simplesmente engavetadas que acabam sendo oficializadas pelo próprio rapper.

GhostpoetI Grow Tired But Dare Not Fall Asleep
(PIAS)

O músico e produtor Obaro Ejimiwe (a.k.a. Ghostpoet) detém o dom de construir a trilha sonora perfeita para nossos tempos inquietos e instáveis. Com seu rock alternativo, combinando trip hop com post-rock, Ejimiwe manifesta intensidade nas composições através do vocal perturbador e inquieto, sintetizadores tímidos, guitarras temperamentais e cordas dissonantes ao desenvolver questões existenciais sobre amor (“Nowhere to Hide”), sociedade (“Concrete Pony”) e preconceito (“Rats In a Sack”).

Damien JuradoWhat’s New, Tomboy?
(Mama Bird Recording Co.)

Em seu 15º álbum solo em duas décadas, o cantor e compositor lo-fi folk Damien Jurado oferece um retrato pessoal num amontoado de composições exuberantes. Para um contador de histórias, What’s New, Tomboy? é uma coleção aparentemente simples de vinhetas delicadas, envoltas por arranjos moderados, melodias melancólicas suaves (“Alice Hyatt”, “Birds Tricked into the Trees”) e poesia nas revelações: às vezes frágeis, às vezes afirmativas, às vezes irônicas e, geralmente, uma mistura esfarrapada de todos esses sentimentos.

Pure XPure X
(Fire Talk)

Após uma pausa do lançamento do álbum Angel, o trio cult indie rock Pure X retoma as atividades com o quarto disco de estúdio e o primeiro em seis anos. O disco é confeccionado pelo shoegaze de guitarras arranhadas, riffs zumbidos, distorções sonoras (“Middle America”, “Fantasy”) e um slowcore de letras intimistas (“Grieving Song”, “I Can Dream”). Pure X vai em busca de uma redenção particular como uma união do som do Galaxie 500 com Neil Young.

Gilberto Gil & BaianaSystemGil Baiana Ao Vivo em Salvador
(Gege / Máquina de Louco)

Em novembro de 2019, o músico Gilberto Gil e o BaianaSystem encontraram-se em palco armado em Salvador (BA) para show programado dentro do evento Encontros Tropicais. O repertório une clássicos de Gil, como “Extra”, “Sarará Miolo” e “Emoriô”, a “Água”, “Dia da Caça” e “Systema Fóbica”, do BaianaSystem, e foi selecionado a partir dos pontos de conexão entre suas obras. Gil Baiana Ao Vivo em Salvador documenta este encontro de gerações. “É essa fusão de momentos, contextos, histórias. O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, diz Gil.

Car Seat HeadrestMaking a Door Less Open
(Matador Records)

Criado ao longo de quatro anos, Making a Door Less Open é o resultado da “ligação” do Car Seat Headrest, liderado por Will Toledo, com o 1 Trait Danger, projeto eletrônico paralelo do baterista Andrew Jatz e pela persona alternativa de Toledo. A banda esquiva-se do som exclusivamente indie e adota uma influência dance e eletro nas batidas e sintetizadores despachados (“Can’t Cool Me Down”) para avançar por caminhos novos e imaginativos. O resultado é um trabalho dinâmico (“Hollywood” soa como um pop inventado por Beck) e ambicioso (“Deadlines (Thoughtful)”).

Chicano BatmanInvisible People
(ATO Records)

O quarteto de Los Angeles, composto por Eduardo Arenas, Carlos Arévalo, Bardo Martinez e Gabriel Villa, lança uma coleção faixas acentuadas pela Tropicália, psicodelia com a alma do final dos anos 60 / início dos anos 70 e infusão de funky groove dos 80 (“Blank Slate”, “Color My Life”). A produção de Leon Michels (Sharon Jones e Dap-Kings) entrega uma versão mais polida e densa à sonoridade do Chicano Batman ao refletir o tempo em que vivemos.