9 discos para ouvir hoje: Kiesza, Whitney, Holly Humberstone, All We Are e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Kieza, All We Are, Whitney, Jacob Collier, Kathleen Edwards, Oscar Jerome, Young Jesus, Holly Humberstone e Burna Boy.

KieszaCrave
(Zebra Spirit Tribe)

Kiesza vinha construindo uma carreira sólida no mercado do pop – desde a estreia do single “Hideway” (2014) e colaborações com outros astros da música. Em 2017, ela foi forçada a dar uma pausa de dois anos após um acidente de carro que mudou sua vida e um traumatismo craniano. Os médicos disseram que ela talvez nunca mais voltasse a andar e que não conseguiria, naquela época, escrever ou se apresentar.

Ela venceu as fatalidades e retorna com Crave. No disco não há espaço para lamentações e preenche-o com a positividade e carisma, nas produções pop vibrantes e com o brilho dos anos 80 (“All Of The Feelings”, “Love Me With Your Live”), de uma artista que se mostra mais forte do que nunca.

All We AreProvidence
(Domino)

O All We Are é composto pelo irlandês Richard O’Flynn (bateria), a norueguesa Guro Gikling (baixo) e o brasileiro Luis Santos (guitarra). Providence é o trabalho mais eufórico e impulsivo do grupo, sustentado por um calor de verão que andarilha tudo o que o trio exerce. Com o registro, o grupo celebra as virtudes universais do amor, sexo, amizade e dança em linhas de baixo funk (“L Is For Lose”) com um som pop genuíno, psicodélico e cativante (“Not Your Man”).

WhitneyCandid
(Secretly Canadian)

O duo Whitney, liderado pelo vocalista / baterista Julien Ehrlich e o guitarrista Max Kakacek, revisita dez canções de outros músicos e entrega uma roupagem folk rock graciosa para as composições. Entre os artistas reinterpretados estão Kelela (“Bank Head”), David Byrne (“Strange Overtones”), SWV (“Rain”), John Denver (“Take Me Home, Country Roads” na companhia de Waxahatchee), The Roches (“Hammond Song”), entre outros.

Jacob CollierDjesse Vol. 3
(Decca / Universal Music Brasil)

O cantor, produtor e multi-instrumentista Jacob Collier lança Djesse Vol. 3, o terceiro álbum de uma série de quatro. Ele flui por gêneros com destreza e elegância como se Skrillex, Prince e Herbie Hancock habitassem no mesmo corpo. São doses de R&B, pop, dubstep, jazz, soul e funk administradas pela habilidade de produção do artista. Destaque para as colaborações de Daniel Caesar (no groove “Time Alone With You”), Kimbra (no pop funk “In My Bones”), Ty Dolla $ign, Mahalia (no R&B melódico “All I Need”) e Rapsody (“He Won’t Hold You”).

Kathleen EdwardsTotal Freedom
(Dualtone)

Após ficar oito anos afastada do mercado fonográfico e tornar-se dona de uma cafeteria, Kathleen Edwards retorna com o álbum Total Freedom na companhia dos produtores Jim Bryson e Ian Fitchuk (Kacey Musgraves). É um trabalho mais polido que os anteriores em sua musicalidade alt country, mas com a mesma honestidade nas composições. São relacionamentos conturbados (“Fool’s Ride”, “Glenfern”), perdas com novos encontros amorosos (“Feelings Fade”, “Options Open”) e o prazer de renovar amizades da infância (“Simple Math”) para a artista refletir os anos afastada.

Oscar JeromeBreathe Deep
(Caroline International)

O álbum de estreia do britânico Oscar Jerome – guitarrista do Kokoroko – é uma combinação de R&B contemporâneo, sensibilidade soul, latinidade (“Fkn Happy Days”) e tons clássicos de jazz. Nas canções explora o lirismo político ao olhar o mundo como um lugar bagunçado (“Your Saint”) e os sentimentos pessoais de sua jornada. Destaques para o dueto apaixonante com Lianne La Havas em “Timeless”.

Young JesusWelcome to Conceptual Beach
(Saddle Creek)

A “praia conceitual” do título é o lugar imaginário que John Rossiter, vocalista / guitarrista do Young Jesus, descreve como seu refúgio mental de longa data, onde ele se imagina vivendo. Em sete faixas, o grupo passeia pelas três últimas décadas do indie rock, jazz e folk (“Root and Crown”) em composições que são celebrações de meditação com uma sonoridade que mistura o indie rock do Built to Spill, o experimentalismo do Radiohead e a sensibilidade do Bon Iver com o vocal à la Jeff Buckley de Rossiter (“un(knowing)”).

Holly HumberstoneFalling Asleep At The Wheel
(Platoon)

A britânica Holly Humberstone tem uma voz adorável e versátil que pode soar como uma Phoebe Bridgers (“Deep End”) ou uma Lorde (Falling Asleep At The Wheel”) em produções baseadas em guitarras, pianos e doses de ritmos eletrônicos com a habilidade das HAIM (“Overkill”). Nas canções do EP de estreia, trata de temas como saúde mental, relacionamentos tóxicos e agitação emocional sem perder o otimismo (“Drop Dead”).

Burna BoyTwice As Tall
(Atlantic)

O músico nigeriano Burna Boy lança o quinto álbum de estúdio com produção executiva de Diddy e Bosede Ogulu. Twice As Tall aborda as realidades da vida do músico, a deseducação, o racismo sistêmico global, a brutalidade policial, a corrupção e a injustiça social. O trabalho conta com participações especiais de Chris Martin do Coldplay, Stormzy, Youssou N’Dour, Naughty by Nature, Mike Dean, Timbaland, entre outros.