7 discos para ouvir hoje: Ariana Grande, Sam Smith, Oneohtrix Point Never e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Ariana Grande, Sam Smith, Jim-E Stack, Oneohtrix Point Never, Common, Dizzee Rascal e Juana Molina.

Ariana GrandePositions
(Republic Records)

Positions é o álbum mais audacioso, sexualmente falando, de Ariana Grande. O material soa como uma jornada em um conto de fadas para maiores de 18 anos. São letras apimentadas e embaladas por uma sonoridade R&B contemporânea, trap e pop elegante de alguém que, aparentemente, teve dias regados de bom sexo durante o período de isolamento social. No disco, a garota volta a colaborar com The Weeknd em “off the table” (a dupla já havia gravado “Love Me Harder”) e inicia novas parcerias com Doja Cat (“motive”) e Ty Dolla $ign (“safety net”).

Sam SmithLove Goes
(Universal)

O cantor e compositor britânico Sam Smith apresenta o terceiro disco de estúdio e regressa com uma trilha sonora de altos e baixos do amor. Com uma lista de produtores talentosos – Jimmy Napes, Stargate, Guy Lawrence (do Disclosure), Labrinth (com quem divide os vocais em “Love Goes”), entre outros -, o músico aponta uma série de números apaixonados dançantes (“Diamonds”, “Dance (‘Til You Love Someone Else)”) e baladas melancólicas para ganhar as rádios (“My Oasis”). Uma obra para encontrar força em rejeições amorosas e relacionamentos fracassados.

Jim-E StackEPHEMERA
(AWAL)

Em seu segundo disco de estúdio, Jim-E Stack – conhecido por inúmeras contribuições no mundo da música que vão de HAIM a Diplo – transporta para o universo de EPHEMERA antigos amigos como Bon Iver (“Jeanie”), Octavian, Bearface (do BROCKHAMPTON em “One Shot”), Kacy Hill (“Can We”) e Empress Of (“Note To Self”) numa espécie de troca de gentilezas em serviços no passado. É um material pop sortido e adorável com refrões contagiantes e melodias encantadoras concebidas de forma primordial para cada um de seus convidados.

Oneohtrix Point NeverMagic Oneohtrix Point Never
(Warp Records)

O produtor Daniel Lopatin (a.k.a. Oneohtrix Point Never) investiga uma década de carreira com sua eletrônica experimental e sensibilidade pop em Magic Oneohtrix Point Never. São sintetizadores cintilantes, cravos barrocos, cordas orquestradas, pianos atmosféricos e frequências radiofônicas entre interlúdios e podcasts com sons estranhos – como um dial ajustado constantemente – que embelezam de forma excêntrica o registro. Destaque para as colaborações de The Weeknd (“No Nightmares”), Arca (“Shifting”) e Caroline Polachek (“Long Road Home”).

CommonA Beautiful Revolution (Pt 1)
(Loma Vista Recordings)

Common entrega a primeira parte de A Beautiful Revolution, projeto conceitual em que busca inspirar os ouvintes a lidar com as injustiças raciais, bem como outras injustiças sociais. Liderado pelo poderoso single “Say Peace” com Black Thought, o rapper de Chicago compartilha nove composições alimentadas de esperança e inspiração, incluindo “A Riot In My Mind” com Lenny Kravitz.

Dizzee RascalE3 AF
(Dirtee Stank Recordings)

E3 AF é definitivamente o retorno do rapper britânico às suas raízes: é o primeiro álbum totalmente escrito, gravado e produzido no Reino Unido em mais de uma década. Descrito como “uma jornada pela excelência musical Black-britânica”, canções como “God Knows” e “Don’t Be Dumb” resgatam a essência da estreia (Boy In Da Corner), com um retorno energético e determinado do pioneiro do grime, confirmando o status de Dizzee como um artista ainda em plena formação.

Juana MolinaANRMAL (En Vivo en Festival NRMAL)
(Concepto Cero)

O disco foi gravado no NRML Festival, no México, no início de março de 2020, alguns dias antes do mundo parar em um bloqueio massivo. Quando Juana Molina começou a carreira, há mais de duas décadas, sua música era bastante reflexiva e despojada. Shows solos principalmente, com seu violão, teclado e efeitos. Com o passar dos anos, sua produção tornou-se gradualmente mais selvagem e extrovertida com uma banda de apoio que levaram suas composições a um nível distinto e visceral.